Carnaval x bebidas: o que acontece com o fígado e o corpo quando existe consumo excessivo de álcool?

Carnaval é tempo de sorrir, se divertir, cantar, dançar e, por que não, beber. O problema é que a festa acaba levando muitas pessoas a exagerarem na dose, bebendo grandes quantidades de bebidas alcoólicas durante dias seguidos. Além da famosa ressaca, esse exagero pode levar a pessoa a desenvolver problemas no fígado e em vários outros órgãos.

Se você está planejando beber enquanto curte a folia, fique atento aos riscos de beber além da conta. Confira abaixo o que acontece com o seu corpo quando você exagera no álcool e o riscos da ingestão de bebida alcoólica a longo prazo.

Você sabe o que acontece com o fígado quando se exagera no álcool?

Uma das principais funções do fígado é filtrar tudo o que o corpo humano ingere. Quando a pessoa faz uso de bebida alcoólica em excesso, o órgão fica sobrecarregado. Além disso, o fígado fica deteriorado, já que ele adquire lesões que o atrapalham a exercer suas funções

Vale lembrar que o fígado também tem a função de regular os níveis de açúcar no sangue e administrar a reserva de glicose. Quando o órgão está sobrecarregado pelas bebidas, ele pode acabar transformando a glicose em álcool, levando o ser humano a sofrer com a falta de açúcar no sangue (hipoglicemia).

O que acontece com meu corpo quando eu exagero no álcool?

Se engana quem pensa que o fígado é o único prejudicado pelo consumo exagerado de álcool. O corpo humano como um todo sofre com problemas causados pelo exagero nas bebidas. Confira alguns desses efeitos colaterais:

  • Azia
  • Náusea e vômito
  • Diarreia
  • Dor de cabeça
  • Desidratação
  • Amnésia alcoólica

Quando a pessoa bebe uma quantidade de álcool superior ao que o seu fígado é capaz de metabolizar, é comum ocorrerem casos de inconsciência que vão além do esquecimento. Quando a pessoa ‘apaga’ e perde a capacidade de controlar o corpo, ela pode estar sofrendo de coma alcoólico. Neste caso, o recomendado é ingerir alimentos ou líquidos doces e procurar atendimento médico.

Riscos do uso do álcool a longo prazo

O uso de bebidas alcoólicas em excesso ao longo dos anos pode causar vários problemas graves de saúde. As lesões adquiridas pelo fígado podem levar ao diagnóstico de cirrose. O excesso de álcool que sobrecarrega o fígado pode fazer com que as substâncias permaneçam no órgão, levando a um quadro de hepatite alcoólica. Pressão alta, gastrite e problemas cardíacos também são comuns.

[Com informações de Itatiaia]