Festa de São Sebastião promete movimentar a região da Vila Guilhermina em Montes Claros

A matriz de São Sebastião. Foto: Pastoral da Comunicação

Começa hoje (12) e vai até o dia 28 de janeiro de 2024 a tradicional festa da Paróquia São Sebastião. O evento acontece na igreja católica do bairro Vila Guilhermina em Montes Claros, Norte de Minas.

A festa do padroeiro São Sebastião, celebrada uma vez por ano, é promovida pela paróquia de mesmo nome, que tem sua matriz na Vila Guilhermina, Arquidiocese de Montes Claros. Dentre as atividades acontecerão quermesse, novena, barraquinhas, leilão virtual, Reinado de São Sebastião e shows musicais.

Nessa oportunidade serão celebrados os 64 anos de criação da paróquia, a 3ª  criada na diocese de Montes Claros, ou seja, a 3ª paróquia mais antiga da diocese.

O padre Marco Simões é o atual pároco da São Sebastião, ele fala sobre a missão do santo e convida os fiéis para a festa em honra ao padroeiro. “Ao celebrarmos São Sebastião, grande Mártir de nossa igreja e patrono de nossa paróquia, queremos nos colocar como ele: disponível e corajoso na adesão e no anuncio de Cristo Jesus. Venha participar  dos festejos, esperamos por todos vocês, paroquianos e devotos de São Sebastião”, convida.

Na programação religiosa da festa acontecerá a novena em honra ao padroeiro, que será sempre às 19 horas, entre os dias 12 e 21, logo após terá a Santa Missa. No dia 13 de janeiro, neste sábado, teremos uma missa especial voltada aos militares, na qual a corporação é responsável por toda a liturgia da celebração. Acontecerá ainda, no dia 19, o tradicional Reinado de São Sebastião, em que serão coroados o novo Rei e Rainha Mirim de São Sebastião.

Já na nos finais de semana,  até o dia 28 de janeiro, acontecerão as barraquinhas com shows musicais. E hoje, dia 12, teremos a presença do famoso cantor católico Jonny Mendes.

Jonny Mendes é um famosso cantor católico e vai estar na festa. Foto: Reprodução | Redes Sociais

Um pouco sobre a história da paróquia

A Paróquia São Sebastião foi criada no dia 20 de janeiro de 1960, tem como criador o bispo diocesano Dom José Alves Trindade e como primeiro pároco o padre Frederico Dokulil, Jesuíta vindo da Áustria. Durante 44 anos foi administrada pelos jesuítas que fizeram um  trabalho social e evangelizador, a partir de 2004 passou a ser administrada pelos padres diocesanos. Atualmente, a paróquia localizada na Vila Guilhermina, conta com 4 comunidades urbanas e 8 comunidades rurais, tem como pároco o Padre Marco Simões e como vigário o padre Mazinho. Possui também um centro social com diversos atendimentos gratuitos à população e assumiu, recentemente, a administração da Cruz Vermelha.

Um pouco sobre quem foi São Sebastião

Nasceu em Narbonne; os pais tinham sua origem em Milão, na Itália, do século terceiro. Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos. Ele entrou para o serviço no Império, como soldado, tinha muita saúde física, mental e, sobretudo, na alma. Não demorou e ele tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império. Sebastião ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem,  nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram severamente perseguidos. São Sebastião consolava os cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito. (Fonte:Canção Nova)

Cartaz oficial da festa | Pastoral da Comunicação