Treinar em casa, funciona?

Depois da pandemia, treinar em casa já virou rotina para muita gente.

Além de ser uma prática fácil e acessível, os exercícios em casa têm o benefício de poderem ser praticados a qualquer hora, se adaptando à rotina de cada um.

Com o avanço da tecnologia, ficou fácil o acesso a muitas práticas de atividade física. Aplicativos e serviços online com dicas de exercícios, são super procuradas em sites de buscas diariamente. Os exercícios feitos em casa permitem trabalhar praticamente quase todos os grupos musculares, e atingir um bom resultado. Porém é preciso ter muita atenção ao executar os exercícios para evitar lesões.

Não há necessidade de ter muitos equipamentos ou máquinas para treinar em casa. Materiais simples que possam ter em casa e outros de fácil acesso, como: corda, cadeira da sala, cabo de vassoura, pesos pequenos e até mesmo garrafa pet com água, além de realizar exercícios com o peso do próprio corpo são o suficiente para ter um bom treino em casa. Comece sempre com pesos baixos e suba gradativamente.

Para começar bem essa jornada deve-se primeiro ter um orientação médica para realizar alguns exames de rotina como esforço cardíaco e musculoesquelético. Além de buscar orientações de um profissional de educação física capacitado.

Inicie com treinos que durem 30 minutos com um freqüência semanal de 2 a 3 vezes por semana. É interessante, na sequencia de exercícios, variar os grupos musculares.

Algumas dicas para o treino em casa sem equipamentos:

  1. TENTE CRIAR UM ESPAÇO DEDICADO PARA O TREINO

Nossos treinos são um compromisso, assim como nosso trabalho. Logo, assim como quem trabalha em casa deve ter um espaço dedicado ao home office, quem se exercita em casa deve reservar um ambiente para a prática.

Você não precisa, é claro, reservar um cômodo inteiro para se exercitar, se não for possível. Mas organizar ao menos um canto espaçoso pode te ajudar a virar a chavinha e a se concentrar no treino. Você pode deixar no local tudo o que precisará, como tênis, colchonete e a sua garrafinha para a hora da prática.

  1. DEFINA UM HORÁRIO DO DIA

Seguir uma rotina bem estabelecida é uma forma de driblar a procrastinação. Assim como você define um horário do dia para ir à academia ou ao ginásio esportivo, escolha um momento para treinar em casa. Bloqueie aquele período na sua agenda, pois é um compromisso.

  1. REDUZA AS DISTRAÇÕES AO SEU REDOR

O conforto do lar traz uma série de distrações que podem tirar o nosso foco, como a cama por fazer que convida para um cochilo, a televisão pronta para dar play na série favorita ou até mesmo outras pessoas que podem nos interromper ao longo da prática.

Assim, reduza as distrações. Faça a cama assim que acordar, peça para as pessoas que moram com você não interromperem, coloque o cachorro em outro cômodo e concentre-se no seu objetivo.

  1. ENTRE EM UMA ROTINA

Em casa, você pode ficar tentado a lavar a louça ou arrumar a sala bem na hora do exercício. Ou o telefone pode tocar. Ou você pode perceber que falta leite na geladeira e é preciso ir ao mercado.

A rotina é fundamental justamente para organizar os momentos do dia para cada tarefa, principalmente se você também trabalha em casa. Com tantos afazeres, a hora do treino pode ficar lá embaixo na lista de prioridades e nunca acontecer.

Pegue a sua agenda e organize os horários nos quais vai trabalhar, cuidar da casa e se exercitar.

  1. EXPERIMENTE NOVOS EXERCÍCIOS

Pode ser preciso fazer ajustes em seu treino, pois nem todo exercício praticado na academia pode ser praticado em casa. Isso não significa performance reduzida, apenas utilizar outros meios para atingir os mesmos fins.

Experimentar novos exercícios também é uma forma de desafiar seus próprios limites. Como você não terá a mesma variedade de equipamentos que há na academia, procure por atividades alternativas para evitar o tédio e sentir que está progredindo a cada dia.

EXERCÍCIOS “CARDIO”

O treino “cardio” é aquele que ajuda a aprimorar nosso condicionamento físico e a saúde do coração. De acordo com a Organização Mundial da Saúde a aptidão cardiovascular, também conhecida como aptidão cardiorrespiratória, é a capacidade do coração, dos pulmões e do sistema vascular de fornecer sangue rico em oxigênio aos músculos durante a atividade física. Quanto melhor nossa aptidão cardiovascular, maior será a nossa resistência e a nossa capacidade para treinar.

 

Dica de exercícios para fazer um “cardio” em casa :

  • Burpees
  • Pular corda
  • Polichinelos
  • Agachamento com saltos
  • Correndo as escadas
  • Corrida no lugar
  • Alpinista

Treinar em casa e ter resultados, é sim possível. Só depende de você!