Exercícios indicados no processo de emagrecimento


Existe uma variedade de exercícios para escolhermos, é normal surgir dúvidas na busca para iniciar a pratica, dependendo do seu objetivo.

Se você busca emagrecimento, aproveite essas dicas.

Para emagrecer, é necessário que se entre em déficit calórico, ou seja, você deve gastar mais calorias do que ingere no dia. Por isso, o processo de emagrecimento é composto de diversos elementos que precisam estar integrados, como a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável e um sono de qualidade.

Por isso, além de implementar uma rotina de exercícios, é importante avaliar a sua dieta com um nutricionista e cuidar da sua noite de sono. Lembrando que cada corpo é único com necessidades únicas, por isso, sempre consulte um especialista antes de realizar qualquer atividade física.

Melhores exercícios para emagrecer :

1 – Musculação

Muitas pessoas acreditam que a musculação só serve para ganhar músculo, mas se engana quem pensa que ela não ajuda a emagrecer.

Justamente por ela proporcionar um aumento da massa muscular, da resistência, da força e da flexibilidade, ela contribui para a perda de peso, pois quanto maior a massa muscular, maior é a capacidade da pessoa de gastar calorias, inclusive em repouso.

Ou seja, o exercício de musculação não gasta calorias apenas enquanto você o está fazendo, mas você pode continuar perdendo peso por até 48 horas.

A quantidade de calorias gastas na musculação pode variar de acordo com diversos fatores, como peso, altura, intensidade do treino, genética, entre outros. O importante é que a prática da musculação seja regular.

2 – HIIT

O HIIT, High Intensity Interval Training, como o próprio nome já diz, é um conjunto de exercícios intensos que costumam durar em torno de 4 a 12 minutos.

O principal objetivo do HIIT é justamente a maior queima de gordura possível. E isso é possível por meio da elevação dos batimentos cardíacos.

Por isso, antes de praticar HIIT, é recomendado que se vá ao médico para averiguar a sua saúde.

3 – Treinamento em circuito

O treinamento em circuito é realizado por meio de uma sequência de atividades pré-selecionadas de um programa criado por um profissional de educação física.

Ele é um ótimo treino para quem quer ganhar condicionamento físico e emagrecer, já que é composto por exercícios que estimulam o corpo todo. Além disso, é um treino super dinâmico.

Outro exercício parecido com o treinamento em circuito é o crossfit, que também é realizado em circuito, porém com alta intensidade e com pouco tempo de descanso entre os exercícios. Além disso, no crossfit é muito comum o uso de pesos diferentes, cordas, pneus e até a prática de atividades físicas ao ar livre.

4 – Aeróbico contínuo

O aeróbico contínuo é o primeiro grupo de exercícios para em agrecer que quem está buscando por este objetivo pensa. Ele é composto por aulas de dança, corrida, bike ou esteira. Ou seja, atividades aeróbicas feitas por aproximadamente 1 hora, sem parar.

Elas são eficientes para ajudar a emagrecer, além de aumentarem a capacidade cardiorrespiratória, fortalecer os músculos e poderem ser praticadas ao ar livre, aproveitando os dias de sol.

5 – Aulas de luta

As aulas de luta são exercícios físicos muito intensos e completos, pois utilizam vários grupos musculares e exigem um bom preparo físico. Além de ajudarem a emagrecer, eles melhoram a capacidade cardiorrespiratória, o condicionamento físico, o fortalecimento muscular e a autoestima.

Além disso, são ótimas atividades para se praticar em grupo e aumentar o seu convívio social, além de ensinar meios para se defender.

6 – Pular corda

A corda é um exercício intenso e de fácil execução, podendo ser realizado em qualquer lugar. O ideal é que você faça o máximo de repetições que conseguir para aumentar o gasto calórico.

Além de ajudar a emagrecer, pular corda também melhora o seu condicionamento físico e sua capacidade cardiorrespiratória.

7 – Natação

A natação é um dos exercícios mais completos que existem. Além de promover a perda de gordura, ela melhora o condicionamento físico, a capacidade cardiorrespiratória e fortalece os músculos.

Além disso, ela estimula grupos musculares do corpo inteiro, pois você precisa fazer um esforço constante para conseguir executar os exercícios.

Opte por aquele que você mais gostar e, junto com uma boa alimentação e uma rotina adequada de sono, coloque em prática para alcançar o seu objetivo de perda de peso! Lembre-se de consultar um profissional de educação física para adequar o treino a sua rotina.

Vamos lá, você é capaz!