Hormônios liberados durante a atividade física

Você já deve ter visto alguém falar sobre o quanto se sente bem depois de praticar atividade física.

Além de ajudar na perda de peso e melhorar a nossa saúde, a atividade física libera alguns hormônios que trazem inúmeros benefícios para o corpo e mente, proporcionando uma enorme sensação de bem-estar.

Não é à toa que, quando um indivíduo é diagnosticado com depressão, por exemplo, além do tratamento tradicional medicamentoso e terapêutico, o médico costuma indicar os exercícios físicos para que o paciente saia desse estado depressivo e de inércia.

Com uma rotina ativa, o cérebro entende que há a necessidade de aumentar o envio de neurotransmissores para regular as funções vitais do organismo e, em adição, deixar uma série de benefícios relacionados ao bem-estar, sendo as mais comuns satisfação, felicidade e relaxamento.

O que são hormônios?

Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelo sistema endócrino, com a principal função de ‘mandar mensagens’ para várias partes do corpo através do sangue, realizando tarefas importantes como suporte na reprodução sexual e regulação dos processos corporais.
Com a devida produção regular de hormônios, o corpo estará equilibrado e com as funções vitais em ordem, assim, é possível ter capacidades físicas e mentais controladas e bem desenvolvidas.

Quais hormônios são liberados na atividade física :
Nosso corpo é como uma máquina que ao se movimentar, transmite uma resposta hormonal, influenciando nosso organismo, corpo e mente.

Endorfina

Um dos hormônios mais populares e citados sobre a prática de atividade física é a endorfina. Esse hormônio é como uma espécie de analgésico natural do organismo, responsável por amenizar sintomas físicos como dores, por exemplo.
Além disso, a endorfina ajuda a reduzir a ansiedade, sendo ótima para quem sofre com a síndrome do pânico. Você é muito ansioso? Está esperando o que para começar a se exercitar e liberar muita endorfina?

Serotonina

Outro hormônio liberado durante os exercícios físicos é a serotonina. Também conhecida como sendo o hormônio da felicidade, a serotonina é benéfica para ajudar a controlar as nossas emoções, melhora o humor e até os níveis de colesterol.

Adrenalina

Também durante a prática de atividade física é liberado o hormônio de adrenalina, responsável pela glicose no sangue e pelo aumento da nossa metabolismo.
A adrenalina nos deixa em estado de alerta, ajuda a queimar as calorias, por isso ocorre o emagrecimento quando se adota uma rotina regular de exercícios e aumenta a frequência cardíaca.

Hormônio do crescimento

O hormônio do crescimento, também conhecido como somatotrofina ou GH é liberado também, porém de acordo com a intensidade do exercício.
Esse hormônio também ajuda na queima de gordura, além de fortalecer o crescimento dos tecidos e na fibra muscular. Quem está treinando com o foco em ganhar massa magra, por exemplo, deve realizar um treino mais intenso para que o hormônio do crescimento aumente no sangue.

São muitos os hormônios liberados durante a pratica de atividades físicas. Cada um dos hormônios tem papel essencial em nosso cérebro e organismo, ativando substâncias que aumentam a nossa sensação de bem-estar.

Se você tinha dúvidas sobre a importância da atividade física, agora sabe o porquê dela ser necessária para atingir o famoso bem-estar.

Se movimente!!