Por que não deve deixar de praticar exercícios no inverno?

Com as baixas temperaturas, os músculos e articulações ficam enrijecidos, aumentando o risco de lesões. Por isso, exercícios aeróbicos de alongamento e aquecimento do corpo são essenciais.

Naturalmente, as manhãs e fins de tarde gelados não motivam muito para o exercício. Para superar esse desafio, a força de vontade precisa ser maior que o frio. Além disso, é necessário estar atento para alguns cuidados que o frio mascara, como em relação a hidratação e proteção solar, além de respiração e aquecimento.

O inverno é considerado por muitos um grande vilão dos exercícios físicos, pois as baixas temperaturas acabam servindo como desculpa para interromper a sequência de treinos ou até mesmo abandoná-los por completo.

Trata-se de um grande erro, pois exercitar durante o inverno promove benefícios importantíssimos para o bem-estar de quem está em busca de uma vida saudável.

Algumas vantagens:

Maior queima de calorias

O corpo necessita utilizar as reservas de calorias para se manter aquecido, resultando em um gasto energético maior e obrigando o metabolismo a trabalhar em um ritmo mais acelerado, o que acaba auxiliando na perda de peso.

Respiração melhorada

Pode não parecer, mas treinar no frio contribui positivamente com o sistema respiratório de quem sofre com condições como rinite, sinusite e outras, uma vez que o corpo se mantém aquecido e impede que a mucosa se concentre na face e nos pulmões.

Psicológico em dia

Os ganhos dos treinos não são refletidos apenas na saúde física, mas também na mental. Durante as atividades, ocorre a liberação de endorfina – hormônio que gera uma sensação de prazer – sendo benéfico para o humor e no combate contra a depressão.

Sono de qualidade

Uma rotina semanal de exercícios ajuda a ter uma boa noite de sono e melhora o estado de alerta durante o dia, mas é recomendado evitar qualquer atividade poucas horas antes de dormir, pois isso pode acabar elevando a adrenalina.

O inverno é período em que são comuns doenças respiratórias e infecciosas, como infecções de garganta, gripe e resfriado, praticar exercícios físicos regularmente ajuda fortalecer o sistema imunológico.