A procrastinação impacta sua saúde

O primeiro impacto da procrastinação crônica é a saúde. O hábito da procrastinação causa angústia e mal-estar constantes.

A sensação de não conseguir atender a todas as demandas pode nos causar uma sensação de sobrecarga, gerando estresse e ansiedade que por sua vez, podem ocasionar uma baixa de imunidade e até depressão, colocando em risco a sua saúde.

Adiar a reeducação alimentar ou os exercícios físicos, pode se tornar um hábito que compromete muito a sua saúde.

A procrastinação também pode fazer você adiar idas ao médico ou tratamentos de sintomas leves que venham a surgir, abrindo espaço para o desenvolvimento de problemas de saúde mais sérios em um futuro próximo.

Como combater a procrastinação?

O primeiro passo é reconhecer quais são os seus gatilhos. Com isso, você poderá identificar quais são os seus sabotadores, para agir diante deles.

Algumas dicas básicas podem servir para você criar um senso de responsabilidade, que te ajudarão a parar de adiar seus compromissos, contribuir para você administrar melhor o seu tempo e, com isso, alcançar o seu potencial:

– Tenha uma planilha das suas atividades, seja em um caderno ou em um aplicativo;

– Perceba quais são as suas horas mais produtivas (manhã, tarde, noite) e se organize para tirar proveito desse momento; comece o seu dia com as tarefas mais importantes;

– Crie um senso de urgência para não adiar os seus compromissos;

– Fique longe das distrações, como celular, redes sociais e internet;

– Encontre prazer no processo de executar as suas tarefas;

– Crie recompensas para as tarefas executadas e consequências para as que são adiadas;

– Divida uma tarefa complexa em várias tarefas simples.

Um estudo publicado na revista científica Social and Personality Psychology Compass defende que a procrastinação é causada por uma falha na autorregulação e na regulação emocional. Isso significa que, quando há tarefas que nos causam mau humor, nós tendemos a tentar “consertar” o humor ao invés de realizar a tarefa.

Cuide da sua mente

Se sua saúde mental não estiver em ordem, seu cérebro não terá energia e recursos cognitivos para enfrentar a procrastinação. Se você tem um transtorno mental, seja ele qual for, precisa estar em tratamento, mas se está enfrentando uma situação de tristeza ou ansiedade do tipo que vai e vem, precisa de mecanismos para lidar com os problemas. Se os auto mecanismos não funcionam, procure ajuda de um profissional habilitado, como um psicólogo ou um psiquiatra.

  • Seja realista

Quanto maior a expectativa, maior a frustração quando ela não se concretiza. Não adianta ter pensamento positivo sem encarar a realidade de como você pretende realizar uma tarefa ou cumprir uma meta. A positividade irrealista é extremamente tóxica, então mantenha os pés no chão.

  • Planeje-se

A mente humana tem muita dificuldade de planejamento. Na prática, ficamos à espera de um milagre, na esperança de que tudo se resolva. Mas a esperança só é bem-vinda para o que não temos controle. Se a tarefa depende da nossa atitude, é preciso planejar sua realização.

  • Vença pequenas batalhas

A procrastinação é uma guerra de você consigo mesmo. Como toda guerra, também é feita de batalhas e não pode ser vencida em apenas um dia. Pensar dessa forma nos ajuda a dividir um objetivo em partes. É preciso começar devagar e caminhar aos poucos para concluir o que deve ser feito. Nossa mente valoriza muito o esforço para conquistar objetivos. Não desista!