Rotina saudável pós carnaval

O carnaval é um dos feriados prolongados mais tentadores para deixar de lado toda a rotina saudável. É fato que você não precisa perder essa festa com tudo o que tem direito, basta se preparar para voltar à rotina depois.

Como dizem por aí, no Brasil o ano só começa de verdade depois do carnaval. Verdade? Se com você também é assim, agora já pode começar retomar sua rotina, hábitos e organizações.

Então 1º passo para tudo ficar em seu devido lugar, durma mais cedo para não acordar cansado no outro dia, e comece a regular novamente o seu horário biológico.

Separei algumas dicas para ajudar essa retomada:

Foco na reidratação!

O consumo de álcool e alimentos gordurosos associados à pausa no treino podem ter como uma das consequências a redução na hidratação. Estar bem hidratado é fundamental para o funcionamento correto do metabolismo, pois as células precisam de água para realização de suas funções metabólicas.

Então, trate de recuperar a hidratação, coloque isso como uma prioridade! Não apenas beba água, mas invista em alimentos saudáveis que apresentam alto teor hidratante, como melancia, melão, abacaxi, laranja e outros.

Retome a rotina alimentar saudável.

A alimentação é outro fator que interfere em como será seu desempenho e sua disposição na prática de exercícios. Então, NÂO deixe para depois retomar uma rotina alimentar saudável. Passou o carnaval? Então é agora, foca! Se você não tomar cuidado, seus hábitos se modificarão e depois irá precisar de uma reeducação alimentar mais difícil.

Vá com calma no treino!

Enquanto algumas pessoas sofrem para conseguir voltar às atividades após o carnaval, outras querem voltar com tudo. Mas é preciso ter cuidado nesse retorno. Seu corpo precisa recuperar a resistência, a força e a flexibilidade que ficam comprometidas no período de festas.

Não subestime as mudanças que essa pausa pode causar no seu organismo, as consequências podem ser lesões e reações fisiológicas que apenas vão prejudicar o retorno aos treinos. Comece devagar, com exercícios mais leves e focados em recuperar a base mencionada e, aos poucos, recupere a intensidade.

Está desanimado? Então volte a treinar com diversão!

Algumas pessoas não têm tanta afinidade com treinos tradicionais, como exercícios aeróbicos clássicos e musculação, mesmo praticando essas atividades. Então, pode acontecer de ficarem desanimadas a voltar ao treino depois da festança.

Mas nem só de aeróbica e musculação vive o mundo fitness! Você pode vencer o desânimo buscando uma atividade com a qual tenha maior afinidade e que te motive mais ao retorno, como a dança, natação, pilates, yoga, lutas, enfim, são muitas alternativas para você escolher. Quem sabe, depois dessa variada, você até descobre um novo interesse para sua rotina de exercícios físicos?

É importante lembrar que voltar a treinar depois carnaval não é apenas mais uma rotina que você vai reiniciar, é também uma atitude que te ajudará a ficar mais disposto e preparado para todas as outras atividades que, inevitavelmente, fazem parte da vida.

É preciso voltar à rotina de treinos com cautela para que não ocorram graves lesões e fortes dores musculares. Uma pausa curta, como, por exemplo, quatro dias de Carnaval, não é suficiente para levar a uma grande perda de massa magra e nem de flexibilidade ou resistência. Porém, é possível que o atleta note uma pequena diminuição da força, por isso é importante voltar com calma. Ao retornar de um período sem treino é preciso ter cuidados especiais, principalmente com as cargas usadas nos aparelhos, que devem ser reduzidas.

O aquecimento, assim como o alongamento, tem a função de preparar o corpo para a atividade física, e não é diferente para quem está voltando. Nesse caso específico, quanto mais suave for a transição do estado de inércia sedentária da pessoa para o exercício, mais seguro e benéfico será. Sempre que sentir desconforto durante a atividade física, interrompa o exercício imediatamente. Deite e coloque os pés apoiados para cima com as pernas estendidas. Isso ajuda a melhorar a sensação de mal-estar. Caso não melhore, procure um médico antes de retornar aos treinos.

Faça sua parte, sua saúde agradece!