Movimento e Saúde, afinal qual real ligação?

Foto: arquivo pessoal / Divulgação

Caro leitor, com muita satisfação escrevo aqui para todos!

Desejo que vocês recebam todo meu amor e positividade que coloco em cada informação, sempre na intenção de trazer a conscientização do cuidado com um bem precioso que possuímos: a saúde. Vamos juntos em busca da nossa melhor versão, sempre! Contem comigo.

Movimento e Saúde, afinal qual real ligação?

Você foi feito para estar em movimento!

Se movimentar, manter-se ativo produz inúmeros benefícios, dentre os quais os mais visíveis podemos citar a prevenção (e cura) de diversas doenças, emagrecimento, aumento da resistência física e da autoestima, alívio do estresse e o fortalecimento da musculatura, evitando dores nas articulações.

-O movimento do corpo humano, desde a prática de exercícios físicos regulares, até simples atitudes no dia a dia, podem salvar sua qualidade de vida. Se movimentar ajuda a melhorar todo o corpo. Desde o funcionamento dos órgãos, até a melhora das funções cognitivas e mentais.

Atividade física melhora dores e diminui a incapacidade funcional. A prática de atividade física melhora a qualidade do sono, aumenta a sensação de bem-estar, isso porque as atividades físicas aumentam a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor: a serotonina e a endorfina.

Nesse sentido, colocar o corpo em movimento ajuda a melhorar o humor, os sintomas da ansiedade, os quadros de depressão e crises de estresse.

Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.

Segundo estimativas (OMS), se a prática de atividade física aumentasse em 25%, mais de 1,3 milhão de mortes precoces poderiam ser evitadas a cada ano no mundo. Ainda de acordo com a OMS, o sedentarismo é o quarto fator de risco mais importante para a mortalidade precoce por todas as causas, de acordo com a OMS. Calcula-se que a falta de exercícios regulares é responsável por 6% das doenças cardíacas coronárias; 7% do diabetes tipo 2; 10% do câncer de mama e 10% do câncer de cólon.

Foto: arquivo pessoal / Divulgação

O que é atividade física?

Atividade física é qualquer MOVIMENTO resultante de contração muscular esquelética capaz de aumentar o gasto energético acima do repouso.

Ou seja: não é preciso praticar esporte ou fazer atividades de alto impacto para obter bons resultados para a saúde. É só botar o corpo para se mexer, movimento é saúde!