Volta às aulas: Quais tipos de alimentos não podem faltar na lancheira das crianças?

Foto: Circulação/Internet

As aulas retornam no início do próximo mês e com a volta das crianças as atividades escolares, montar uma lancheira saudável nem sempre é uma tarefa fácil para os pais.

Foto: Arquivo Pessoal

Fazer uma lancheira com frutas, verduras e legumes é uma ótima opção, pois têm maior densidade nutricional  e também podem ser mais acessíveis economicamente. Segundo Tamirys Souza, nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e fitoterápica, para a organização da lancheira das crianças, o primeiro passo é saber o gosto de cada um. Isso evita que os pequenos tenham surpresas.

“Primeiro é necessário saber os gostos da cada criança e adolescente, dando preferência para alimentos saudáveis que saciam. Os lanches precisam ser atrativos e saborosos, além de conter todos os nutrientes necessários à idade”, explica.

De acordo com a profissional, uma lancheira deve conter todos os grupos de alimentos, pois as crianças precisam receber fontes de vitaminas, minerais, fibras, carboidratos, proteínas e gorduras de boa qualidade.

“Todos os grupos de alimentos devem está presente em todas as refeições do dia, inclusive no momento escolar, tais como, (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais) que são essenciais. Ou seja, pães, laticínios e vegetais são ótimas escolhas”, reitera a nutricionista.

Foto: Circulação/Internet

Existem alimentos que não podem faltar na rotina alimentar das crianças. A nutricionista destaca que todos os alimentos são importantes na alimentação infantil, pois cada grupo será responsável por funções diferentes no organismo dos pequeninos.

 “Os vegetais nunca podem faltar na rotina alimentar das crianças, pois são fontes de vitaminas e minerais responsáveis por regular hormônios no nosso organismo”, disse.

Angelica Mendes é mãe de duas crianças, de 6 e 9 anos, e prepara durante o ano a lancheira para as filhas. De acordo com empresária, é importante que os filhos se alimentem de maneira saudável e nutritiva.

“Eu tenho a preocupação de fazer a lancheira de minhas filhas todos os dias, seja com frutas ou legumes. É importante despertar o desejo delas desde cedo para comer alimentos saudáveis e nutritivos”, enfatizou.

A nutricionista Tamirys Souza enfatizou ainda que é importante procurar uma ajuda profissional para adequar corretamente a alimentação com praticidade, saúde e sabor.

Rodrigo Barbosa
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2018. Natural de Montes Claros-MG, tem passagens por assessoria de comunicação, portais de notícias e redações de jornais, sendo impresso e online.