A história se repete: fortes chuvas voltam a alagar a cidade de Salinas

Foto: Corpo de Bombeiros

Uma forte chuva atingiu a cidade de Salinas, na madrugada desta quinta-feira (26). De acordo com o prefeito Kinca Dias, em vídeo publicado em uma rede social, moradores estão desalojados em diversos bairros da cidade.

O prefeito destacou que com as fortes chuvas, vários pontos da cidade estão alagados e danificados.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o terminal rodoviário quase tomado pela água. Por conta dos transtornos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Municipal estão atendendo somente casos de urgência nesta quinta-feira (26).

Foto: Corpo de Bombeiros

A diretoria do hospital municipal  informou que estão trabalhando para que “o atendimento seja restabelecido o mais rápido possível”.

Duas adutoras de agua bruta da cidade foram rompidas devido as fortes chuvas. A Copasa informou que  o abastecimento de água do município foi interrompido na manhã desta quinta (26).

De acordo com o supervisor operacional, Edilson Bandeira, as equipes técnicas já se encontram no local para avaliar os danos causados e adotar as providências necessárias para regularizar a situação, mas devido ao alto volume das águas do ribeirão Salinas, ainda não foi possível iniciar os serviços de manutenção.

Ainda segundo Bandeira, “não há previsão para que o fornecimento de água seja normalizado na cidade e a Copasa já disponibilizou caminhões-pipa para reforçar o abastecimento nas áreas prioritárias como hospitais, creches e para a população em situação de vulnerabilidade social”.

A previsão para esta quinta-feira (26), na cidades é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada durante todo o dia.

Dicas de Prevenção

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais adverte quantos aos riscos do período chuvoso.

• Desligue aparelhos elétricos das tomadas.
• Não se abrigue próximo de árvores ou postes, eles atraem raios.
• Não fique em pé em campo aberto.
• Não retire roupas de varais de arame durante as chuvas fortes.
• Permaneça dentro do carro, já que automóveis oferecem excelente proteção contra raios.
• Evite ruas e avenidas sujeitas a alagamentos, mudando seu trajeto para locais mais seguros. Lembre-se de que os alagamentos e as inundações evoluem em poucos minutos.
• Estacione em locais elevados e não pare próximo a árvores e postes.
• Fique atento para os sinais de perigo, como postes ou muros inclinados, portas e janelas emperradas, paredes com trincas ou barrigas e árvores com risco de queda.
Em casos de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.