Inédito! Pela 1ª vez, sub-14 do Carlão F.C. defenderá Minas Gerais nos Jogos Escolares Brasileiros

Carlão FC tem participação inédita no JEB's
Foto: Divulgação/Carlão FC

É inédito! Pela primeira vez na história, as meninas do Carlão F.C., da Escola Estadual Doutor Carlos Albuquerque, localizada no Bairro Maracanã, em Montes Claros, se classificaram na categoria Módulo I (sub-14), do Futsal Feminino para os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). Elas vão defender Minas Gerais na competição escolar no início do próximo mês.

O evento reunirá quase oito mil pessoas, entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Universidade da Força Aérea (UNIFA), e também no Complexo Esportivo de Deodoro, com transmissão ao vivo do canal no YouTube da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

 

As norte-mineiras já estão em contagem regressiva e de malas quase prontas rumo às terras cariocas para os confrontos no palco que foi sede das Olimpíadas de 2016 aqui no Brasil. Ao todo, durante os JEB’s, serão disputadas 17 modalidades.

Daiany Spínola, técnica do Carlão

Elas estarão na Chave B, ao lado das adversárias de São Paulo e Ceará, finalistas no ano passado, além da equipe representante do Distrito Federal, com os duelos marcados do dia 2 a 7 de novembro.

“Estamos todas muito ansiosas e na expectativa de fazer uma ótima campanha. Pela primeira vez na história, uma escola pública se classificou nessa categoria. Já somos vitoriosas por esse feito. É a primeira vez de todo mundo, inclusive a minha, como técnica. Espero aprender e trazer na bagagem conhecimento e, quem sabe, uma medalha inédita para a nossa cidade”, destacou a treinadora Daiany Spínola.

Buscar representar a escola e o estado é o objetivo das estudantes-atletas. Com destino à Barra da Tijuca, onde está o local dos embates, as guerreiras saem de Montes Claros no dia primeiro de novembro, e desembarcam em Confins-MG. Em seguida, partem direto para o Rio.

Leia também:

Falta apoio

A trajetória até o torneio escolar foi vitoriosa, mas esbarra em alguns desafios que perduram há alguns anos no projeto: o incentivo do conterrâneos.

“Estamos invictas na competição desde a fase microrregional. A equipe evoluiu muito a cada jogo. A maior dificuldade continua sendo a falta de apoio e reconhecimento da cidade. Embora a escola Carlos Albuquerque esteja dando todo suporte, faltam espaços mais adequados para treinar como, por exemplo, uma quadra com tamanho oficial. Se não fosse a escola e nossos patrocinadores, não teríamos condições e materiais esportivos suficientes para manter os treinos diários”, lamentou.

Até o momento, a delegação atual do Carlão é composta por 12 atletas e dois professores, sendo Daiany a técnica, e o Victor Hugo atuando como auxiliar.

Vem JEB’s!

Em 2021, os Jogos Escolares Brasileiros foram sucesso e, neste ano, serão disputados no Parque Olímpico do Rio de Janeiro mais uma vez. Após 17 anos de hiato, o evento foi retomado pela CBDE, sendo possível através da parceria institucional com o Governo do Brasil.

Nos dias 31 de outubro a 15 de novembro, cerca de 6 mil estudantes-atletas, de 12 a 14 anos, terão a primeira oportunidade de disputar uma competição nacional deste porte, divididos em 17 modalidades.

E tem novidade! Para esta edição, foram incluídas três modalidades demonstrativas: surfe, skate e break dance. Histórico conhecido por ser muito mais que uma competição, os JEB’s é visto como um gigantesco intercâmbio esportivo e cultural, com desenvolvimento de valores como espírito esportivo, socialização e amor à pátria.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.