Foto: Guilherme Sampaio, Mauricio Sérgio, Alex Junior Ferreira

Começou a oitava edição da Copa José Maria Melo no Cassimiro em Montes Claros. Com a participação de equipes das categorias sub-12, 14, 16 e 18 masculino e categoria feminina. O jogo de abertura foi um verdadeiro espetáculo, tendo sido relevante para toda a região, pois a disputa amistosa entre o time da casa, o Cassimiro, e o time Atlético Mineiro, categoria de base 14 anos, fomentou um incentivo importante para equipes das diversas cidades que participaram do evento. Diferente de 2021, este ano os admiradores de um bom futebol poderão prestigiar as partidas. “Devido a situação de pandemia, a orientações competição não pode contar com a presença do público.

Foto: Maurício Sérgio

Porém, este ano, seguindo todas as orientações de medidas de segurança em relação à COVID-19, será possível o retorno da torcida no Estádio José Maria Melo”, explica Maurício Sérgio, que é um dos apoiadores da iniciativa que vem contribuindo, de forma muito relevante, com o ideal de alavancar o esporte em Montes Claros e região. Maurício também foi o responsável por viabilizar a vinda do clube do Galo para abertura da copa.

De acordo com o organizador Marlon Araújo, a competição deve durar um mês. “É muito importante a copa para região porque vários jovens talentos, de diversas cidades da região, têm a oportunidade de participar de uma grande competição e, em algum momento, serem vistos por grandes clubes”, diz. Ele também pontua que a iniciativa tem se destacado ao longo dos anos, uma vez que tem revelado muitos atletas. “Temos muitos atletas que hoje estão nos grandes times de Minas, como o Cruzeiro e o Atlético”, complementa. Nesta edição, participarão 55 equipes de 15 municípios do Norte de Minas.

Foto: Oscar Teixeira, Jurandir Rodrigues

O jogo de abertura, com a participação do time Atlético Mineiro, aconteceu no campo do Cassimiro, Estádio José Maria Melo, no último sábado (09), a entrada foi pela doação de 1kg de alimento não perecível, e contou ainda com a presença de inúmeras autoridades, políticos, empresários e apoiadores do esporte.

Para o empresário Guilherme Sampaio, Presidente da ADORA (Associação dos Portadores de Doenças Raras do Norte de Minas Gerais) o evento é um marco importante para toda a região, pois une diversos setores da sociedade em prol de uma atividade que se tornou essencial para o desenvolvimento de ações de apoio, atenção e inclusão regional que é o esporte, “com a retomada das atividades, para a sociedade é muito importante que incentivemos ações que promovam a inclusão, e o esporte é uma delas, apoiar é um ato de solidariedade válido e muito importante para a nossa região.

A Copa José Maria Melo, une e acolhe diversas equipes de todo o Norte de Minas, o que deve ser destacado como uma importante ferramenta de incentivo e inclusão para toda a nossa região”, destacou Guilherme Sampaio.

A retomada de atividades esportivas, eventos e as outras atividades locais é uma sinalização importante para a economia local, pois com isso o comércio local volta a aquecer, o que se torna um novo ponto de partida importante para o desenvolvimento, geração de emprego e renda e oportunidades para todos.

Em Montes Claros, o Decreto municipal nº 4382, dispensa o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados (com exceções), sendo um alívio para o setor de eventos e atividades esportivas que estarão de volta a todo vapor, após dois anos de restrições.