Montes Claros receberá mais de 20 mil doses de vacina contra a Covid

vacina Covid-19 Fiocruz.
Foto: Pedro Ricardo/SRS Montes Claros.

Segunda (20) e terça-feira (21), a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) vai entregar a 54 municípios que integram a sua área de atuação duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19. Ao todo serão 55.515 doses de imunizantes distribuídos da seguinte forma: 42.420 doses da Pfizer/BioNtech; 12.685 doses da Janssen e 410 doses da CoronaVac.

Em relação às vacinas da Janssen, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibilizou para os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas um total de 17.840 doses. As vacinas da multinacional norte-americana que serão repassadas aos municípios pela SRS de Montes Claros e pelas Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora são destinadas à aplicação da dose de reforço nas pessoas que, no primeiro semestre deste ano, tomaram a dose única do imunizante.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que o repasse das vacinas aos municípios possibilitará a continuidade da aplicação da segunda dose nas pessoas que aguardam o término do prazo para a conclusão do esquema vacinal. Também serão contemplados adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos que vão tomar a primeira dose da vacina contra a covid.

Entre 54 municípios da Superintendência Regional de Saúde as localidades que receberão maior remessa de vacinas serão: Montes Claros (20.644 doses); Janaúba (3.575); Bocaiúva (2.426); Salinas (2.034); Jaíba (1.966); Porteirinha (1.881); Francisco Sá (1.759); Taiobeiras (1.584); Espinosa (1.443); Rio Pardo de Minas (1.432); Coração de Jesus (1.385) e São João do Paraíso (1.049).

Prazo reduzido

Por meio da Deliberação 3.680, publicada na quarta-feira (15), a SES-MG reduziu para quatro meses o intervalo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19. A decisão contempla a aplicação de imunizantes da Pfizer, quando os municípios tiverem doses com prazo de vencimento inferior a 15 dias, após o descongelamento, e impossibilidade de remanejamento para municípios vizinhos.

Agna Menezes reafirma a necessidade dos municípios manterem as ações de mobilização e a busca ativa da população para serem vacinadas contra a covid-19.

“Só com a aplicação das duas doses da AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer, ou a dose única da Janssen as pessoas estarão imunizadas contra a covid. Também é importante que a dose de reforço também seja administrada, o que garantirá às pessoas uma maior imunidade contra o novo coronavírus e suas variantes”, alerta a coordenadora de vigilância em saúde.

Vacinômetro

Nesta sexta-feira (17), a macrorregião de saúde do Norte de Minas alcançou 71,37% de cobertura vacinal contra a covid. Ao todo, 1.031.235 pessoas já concluíram o esquema vacinal com a aplicação de duas doses de um dos imunizantes disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS): AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou a vacina da Janssen que é de dose única.

O painel vacinômetro, mantido pela SES-MG, também contabilizou que 1.222.427 pessoas residentes no Norte de Minas já tomaram a primeira dose de uma das vacinas contra a covid. Isso representa 84,63% do total de habitantes da região.

Já a aplicação da dose de reforço (terceira dose) contra a covid já alcançou 126.423 pessoas com idade acima de 60 anos ou trabalhadores da saúde.