Prazo de inscrição para o Minicurso CapoHerança termina hoje; veja como participar

Termina hoje, 17 de outubro, o prazo para inscrição do Minicurso “CapoHerança: a construção do pertencimento ao patrimônio cultural e o desenvolvimento das inteligências múltiplas na primeira infância”. Em Montes Claros as aulas ocorrem no próximo sábado, 23 e domingo, 24.
O minicurso será realizado de forma totalmente gratuita e atenderá até 50 inscritos. A iniciativa é destinada aos (as) capoeiristas moradores de uma destas regiões: Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Teófilo Otoni e Varginha. Cada cidade intermediaria terá sua inscrição realizada separadamente e divulgada de acordo com as datas e cronogramas pré-estabelecidos com as Secretárias de Cultura, Fundações e Instituições Culturais parceiras
Segundo o organizador e atual Conselheiro de Política Cultural do Estado de Minas Gerias – CONSEC-MG, Presidente e coordenador do Instituto Cultural Minas Bahia de Capoeira, Alanson M. T. Gonçalves, o objetivo do evento é ser uma troca de experiências entre capoeiristas de cinco regiões do Estado de Minas gerais.
“Eu iniciei na capoeira em 1992, tenho 29 anos de prática, entretanto, trabalho com a primeira infância, de 2 a 3 anos, desde 2003 para 2004, já há 18 anos de trabalho. Com o passar dos anos, eu comecei a perceber a necessidade de troca de experiência, principalmente no interior de Minas, vi que faltava esse conhecimento enquanto patrimônio cultural. Nesta fase infantil, a capoeira proporciona o desenvolvimento das inteligências múltiplas e a capoeira tem todos os elementos para poder fortalecer isso, vamos explorar esse cunho pedagógico, sistemático para o processo de ensino e aprendizagem da capoeira com crianças”, diz.
Ainda de acordo com Alanson, durante as aulas serão trabalhado com as crianças, serão aplicadas a corporeidade, musicalidade, ritualidade e a ancestralidade, quatro pilares que fundamentam a prática esportiva.
O organizador lembrou ainda que, o minicurso seguirá os devidos protocolos de segurança estabelecidos pelas secretarias municipais de saúde, em decorrência da pandemia da COVID-19, para realização de um evento seguro.
INSCRIÇÕES:
As incrições são voltadas para pessoas que ministrem aulas de capoeira ou que pretendem trabalhar com crianças de 3 à 5 anos de idade.
Caso ocorra um número de inscritos acima do número de vagas, acontecerá a seleção a partir dos critérios que se seguem: número da inscrição; se ministra aulas de capoeira para crianças; idade e tempo de capoeira (priorizando os mais velhos e com mais tempo de pratica de capoeira).

As cidades que compreendem a Região Intermediaria de Montes Claros podem se inscrever (clique aqui) para o minicurso CapoHerança.

 

PROGRAMAÇÃO:

Durante o dia 23, das 8:30 às 9h, acontece a apresentação dos participantes e divisão dos grupos de trabalho.

9h às 12h: Parte teórica; diálogos sobre a Capoeira enquanto Patrimônio Cultural, crianças e infâncias, e o Desenvolvimento das Inteligências Múltiplas.

12h às 14h: Intervalo para almoço

14 às 18: Atividades práticas, atividades em grupo, diálogos sobre metodologia e didáticas de ensinos voltadas para a primeira infância.

Domingo dia 24, de 8:30 às 12h, terá as atividades práticas, atividades em grupo, diálogos sobre metodologia e didáticas de ensinos voltadas para a primeira infância, apresentação dos grupos e encerramento do minicurso.

 

Local: Centro Cultural Hermes de Paula
Praça Dr. Chaves, 32 – Centro, Montes Claros – MG, 39400-005.

 

Informações:(31) 9937-1235 – WhatsApp