Norticiando: 80 leitos para os hospitais

NORTICIANDO (by Arthur Amorim Júnior)

80 LEITOS PARA OS HOSPITAIS


R $3 milhões! Este é o montante de recursos que o vereador Stalin Cordeiro (Podemos) conseguiu junto ao deputado federal Weliton Prado (PROS) e o deputado estadual Elismar Prado (PT) que liberaram emendas parlamentares para ajudar a desafogar os leitos dos hospitais de Montes Claros. A destinação desses recursos, segundo edil, ajudará no financiamento de ações contra Covid-19, no total de 80 leitos, divididos entre 5 hospitais locais. Stalin que tem acompanhado diariamente as situações dos hospitais com a falta de leitos e da crescente demanda, por isso, afirmou que a luta pela saúde não pode parar e encontrou nos deputados Weliton Prado e Elismar Prado dois parceiros importantes e que estão interessados em ajudar o município, no combate a Covid-19.

BANCO DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS


Reformar e reativar o extinto Restaurante Popular, transformando-o em um Banco de Doação de Alimentos. A proposta em forma de Projeto de Lei foi apresentada pela vereador Maria Helena Lopes (MDB) aos pares e ao executivo montes-clarino. A ideia, segundo a edil emedebista, é fomentar a economia e fazer com que o dinheiro circule no município e ajudando a fortalecer a segurança alimentar, garantindo o benefício para toda a cadeia produtiva local. O PL tem como objetivo apoiar todas as iniciativas já existentes, reativando aquele imóvel, que funcionará não só como um ponto de apoio para o recebimento das doações, mas também com a utilização daquela cozinha industrial para a atender os clubes de serviços sociais, tais como: Maçonaria, Lions, Rotarys, igrejas e afins, na realização de sopões e etc para atender as famílias carentes do município. Entretanto, ressaltou a vereadora, para que tudo funcione adequadamente é necessário planejamento e a união de esforços de toda sociedade civil organizada.

AGÊNCIA LOTÉRICA NO INDEPENDÊNCIA


Importante notícia para os 45 mil moradores do Grande Independência, muito em breve, aquela populosa região será beneficiada com a instalação da Unidade da Casa Lotérica. A notícia foi dada pelo vereador e ambientalista Sóter Magno (PSL), durante o seu pronunciamento na reunião desta manhã de terça-feira 11/05, na tribuna da edilidade montes-clarina. Os estudos para instalação da unidade começarão a partir do próximo mês, de acordo com o edil, que recebeu a confirmação por parte do superintendente executivo de Varejo do Norte de Minas da CEF, Leonardo Rodrigues Mendes. Ainda em tempo, a solicitação para instalação desta unidade naquela região foi também reforçada pelo deputado federal Marcelo Freitas (PSL). Com este importante benefício, os moradores e comerciantes terão mais facilidade em relação aos serviços bancários, além de encurtar distâncias, uma vez que teriam que se deslocar até a área central.

LIMPEZA E REFORMA DA CALÇADA DO VIADUTO


Por falar em planejamento, a falta dele tem comprometido o ir e vir de pedestres que utilizam a calçada do viaduto da avenida Dulce Sarmento, nas proximidades do Supermercado Vilefort, no bairro Alto São João. A vereadora Graça da Casa do Motor (PSD) mostrou aos pares as imagens em vídeo, com matos tomando conta daquele logradouro e da calçada toda destruída. Em busca de maior acessibilidade, a edil cobrou da Secretaria de Serviços Urbanos a capina do local, a reforma da calçada e a instalação de guarda-corpo. Lembrando que devido a péssima qualidade da calçada, os pedestres estão sendo obrigados a se deslocarem, passando pela rua, onde o tráfego de veículos é intenso. Para evitar maiores transtornos ou tragédias, a edil pede urgência em sua solicitação.

30 HORAS PARA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM


Nesta quarta-feira, 12/05, será comemorado o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro. Para comemorar a data, o vereador Daniel Dias (PC do B) anunciou que será realizada na próxima semana, dentro das atividades em homenagem a esses profissionais, uma audiência pública, onde será debatida o Projeto de Lei que tramita no Senado, que dispõe sobre a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fixando a jornada de trabalho em seis horas diárias e trinta horas semanais. O edil informou que no mandato anterior havia proposto em audiência pública, sobre a jornada de 30 horas para esses profissionais. A criação deste piso, segundo Daniel, vai corrigir os abusos institucionais que mostram que o excesso de trabalho vem gerando inúmeros problemas para a classe dos profissionais da área de enfermagem.

(*) Jornalista, articulista, assessor de comunicação, colunista político e social