NORTICIANDO: confira a coluna Norticiando, assinada pelo jornalista Artur Júnior, com informações do mundo político do Norte de Minas

NORTICIANDO (by Arthur Amorim Júnior)

PATERNIDADE NA SUSPENSÃO

A suspensão do reajuste do pedágio na BR-135 que entraria em vigor no próximo dia 1 de abril, não é o que se pode dizer, um filho tão bonito assim, mas olha, tem deputado já tomando para si, a paternidade desta “conquista”. Importante destacar que esta suspensão envolveu todos os sete parlamentares da bancada do Norte de Minas, na Assembleia Legislativa. Importante destacar que quem deu o grito primeiro alertando contra o reajuste foi o deputado Arlen Santiago (PTB). Pois é, faltando ano e meio para o pleito eleitoral, pode-se esperar que mais paternidades de obras virão por ai e cabe ao povo ser fiscalizador e não acreditar em tudo que é colocado em papel.

CARREATA DOS DENTISTAS

Vacina pouca, muita gente ainda para receber a i e os pacientes com munização e choro vem de toda parte. Principalmente em relação ao profissionais da área de saúde que atuam diariamente na linha de frente. Recentemente, membros da Associação Brasileira de Odontologia – ABO estiveram reunidos com o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Prates (Cidadania) em busca de uma alternativa de atendimento para a classe, já que em nível municipal, os colegas estão sendo imunizados. Como a interlocução do legislativo não surtiu efeito junto ao terceiro andar do paço da Cula Mangabeira, a classe ´promete ir às ruas se manifestar para se fazer ouvida. Enquanto isso, os profissionais estão de bocas fechadas, quer dizer, de braços cruzados, e os pacientes de bocas abertas com dor de dente.

VÍTIMAS DA COVID

E o vírus do Covid-19 vai agindo letal e silenciosamente, mas causando grande barulho e grande perdas em todos os setores. A região chorou nos últimos dias, os falecimentos do ex-prefeito de Fruta de Leite, Alceu Gonçalves das Neves; a jornalista Railda Botelho, e o assessor Jairo Luciano Caldeira Rodrigues – do gabinete do deputado Arlen Santiago. Presto aqui, os sinceros sentimentos aos familiares desses amigos que nos deixaram para fazer morada n’outros planos do Senhor.

RECUPERADO E RECUPERANDO


O ex-prefeito de Manga, Joaquim de Oliveira Sá, o Quinquinha, foi mais um na lista  ser contaminado pelo Coronavírus. Depois de duas semanas se tratando, o ex-alcaide manguense comemora a sua recuperação. Enquanto isso, quem segue internado e se recuperando é o recepcionista do paço montes-clarino, o boa praça e atencioso Davidson Carvalho. O ex-vereador e ex-secretário de Saúde, Eduardo Avelino, também está internado e se recuperando.

TODOS OS LEITOS OCUPADOS


Por falar em Covid, a falta de leitos nos hospitais da região continua tirando o sono do alcaides. Só para citar alguns, os leitos para tratamento do Covid-19, nos hospitais das cidades de Varzelândia, Pirapora, Salinas, Janaúba, Januária, Brasília de Minas, Bocaiúva, estão com 100% de ocupação.  Enquanto os leitos não desocupam e os casos não reduzem, os prefeitos continuam se orientando pelo decreto dado pelo governador Romeu Zema (NOVO), de Onda Roxa, e pedindo a população que fique casa e evite aglomeração para que o vírus não se prolifere e provoque mais vítimas.

21 RESPIRADORES PARA REGIÃO


Mesmo em meio a tanta notícia ruim provocada por este vírus, pelos menos algumas nos dão alento para enfrentá-lo. O deputado federal Marcelo Freitas (PSL) em suas andanças e contatos no Ministério da Saúde e Governo do Estado, conseguiu viabilizar para os hospitais da região, 21 respiradores. Os hospitais que estão com respiradores em falta serão priorizados para recebe-los.

FALTA DE PROVAS


Em nível federal, uma a uma vão sendo derrubadas as denúncias contra o ex-governador e ex-senador, deputado federal Aécio Neves (PSDB).  A mais recente arquivada a pedido da Procuradoria-Geral da República – PGR foi sobre a investigação de suposta prática de corrupção e lavagem de dinheiro em contratos de Furnas, estatal do setor elétrico, já que ficou comprovada a falta de provas da acusação contra o parlamentar tucano.

(*) Jornalista, articulista, assessor de comunicação, colunista político e social