NORTICIANDO (by Arthur Amorim Júnior), 09 de março

CONQUISTAS E DEFESA DAS MULHERES

Nessa segunda-feira 8, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. A vereadora Maria Helena Lopes, forte defensora das mulheres no legislativo municipal usou as suas redes sociais para reafirmar o propósito de continuar a sua luta e informou que recentemente deu entrada naquela Casa, com o requerimento para a criação da Comissão Permanente de Política para Mulher, para que seja efetivado os seus direitos nas cercanias montes-clarinas.  Na oportunidade, a emedebista fez questão de apontar algumas conquistas obtidas ao longo do seu mandato, como a Casa de Abrigo em Mulher em Situação de Risco, o Núcleo de Atendimento a Mulher, o Parada Segura, a Lei que aumenta a Licença a Maternidade das Funcionárias Públicas – de 4 para 6 meses. Prometeu continuar seu trabalho parlamentar na defesa das mulheres e no fortalecimento de políticas públicas que garantam o seu empoderamento.

 

 

QUATRO VEREADORAS DA FRENTE

Ainda sobre a criação da Frente Parlamentar dos Direitos das Mulheres vale destacar que aquela Casa está muito bem representada com as vereadoras Maria Helena Lopes (MDB), Graça da Casa do Motor (PSL), Professora Iara Pimentel (PT), e Ceci protetora (PP). As quatro verecas aguardam o fim do lockdown, no próximo dia 22/03, para o lançamento oficial da Frente, que tem como objetivo discutir não apenas as mudanças nas leis para promover a defesa dos direitos da mulher, mas também averiguar a efetividade delas, além de ser também, uma forma de aproximar, viabilizar e fortalecer as relações entre gestão e sociedade. As quatros edis buscarão mais avanços na luta contra a desigualdade para que não haja retrocessos, mas a garantia de políticas que empodere e que deem condições de independência das mulheres e de serem as protagonistas da própria história.

 

 

PRAZO PARA OS COMERCIANTES

O comércio montes-clarino está com as portas fechadas, em sua maioria por conta da pandemia do Covid-19, e pelo lockdown decretado pelos governos estadual e municipal. Comércio fechado não gera receita e por conta disso, o empresário não tem como quitar os vencimentos com o município. Em busca de uma solução que minimize o drama dos comerciantes, o vereador Wilton Dias (PTB) enviou ofício ao Executivo solicitando a prorrogação e a ampliação dos prazos das cobranças de algumas taxas e impostos municipais que estão vencendo, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que vencerá dia 16 de abril, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que vencerá no próximo dia 23 de março, além das Taxas de Fiscalização Localização e Funcionamento dos Comércios (TFLF), com vencimento para próximo dia 14. O ofício ainda requer que seja elaborado um estudo e enviado a edilidade um Projeto de Lei prevendo a desoneração e o refinanciamento de tributos municipais, com vistas a socorrer os setores econômicos mais impactados com a crise decorrente da pandemia de COVID-19. Com a palavra e a caneta, o alcaide montes-clarino.

 

 

DANIEL É REELEITO NA AVAMS

E o vereador Daniel Dias (PC do B) conseguiu ser reeleito para mais um mandato à frente da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene – Avams. A exemplo da maioria das entidades da região, ela que representa os vereadores, o processo eleitoral ocorrido no dia 03/03, foi com chapa única. A nova diretoria presidida pelo vereador Daniel vai ficar à frente da entidade no biênio 2021/2022. Mais dois edis montes-clarinos também fazem parte da nova diretoria, o presidente da Câmara, Claudim Rodrigues (Cidadania), no cargo de segundo presidente; e Marlus do Independência (PT), suplente do Conselho Fiscal. Participaram da eleição, ocorrida no auditório da Amams, 60 vereadores, de 19 cidades do Norte de Minas. É pretensão do presidente reeleito, em seu novo mandato, fortalecer a ação dos legislativos e as pautas políticas da região, através de capacitações e agregando forças com as lideranças políticas para tentar resolver ou minimizar os graves problemas enfrentados pelos municípios da área mineira da Sudene.

 

 

VACINAÇÃO PARA OS DENTISTAS

Antes de paralisar as atividades no Legislativo municipal, por conta do lockdown, o presidente da Casa, Claudim Rodrigues (Cidadania) e o colega Valdecy Contador (Cidadania) se reuniram com representantes do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG). Na pauta, a classe odontológica reivindicou junto ao legislativo municipal apoio para que seja incluída no plano municipal de imunização contra a Covid-19, que tem como grupo prioritário de vacinação apenas os dentistas que atuam na rede pública de saúde, mas os demais, que atendem em clínicas e consultórios particulares, ainda não foram imunizados. Na argumentação feita aos edis, o presidente do CRO-MG, Raphael Mota, disse que a classe está muito preocupada, por que o dentista tem maior potencial de contágio do coronavírus. O presidente da Casa garantiu aos representantes do CRO que o requerimento será apresentado na Câmara e que será enviado ao Executivo, mas para tanto é necessário que seja encaminhada uma proposta formalizando a solicitação.

 

 

REFORMA DO SALÃO DE VELÓRIOS

O Salão de Velórios Casa da Ressurreição, localizado no bairro Alto São João, que atende mais outros 12 bairros adjacentes, pode ser interditado a qualquer momento ou em edição extraordinária. Para evitar o seu fechamento, os vereadores Graça da casa do Motor (PSL) e o colega Valdecy Contador (Cidadania) se juntaram para cobrar do prefeito Humberto Souto, a reforma daquele local. Ainda em tempo, um novo projeto de reforma do salão será avaliado pelo paço da Cula Mangabeira. Entretanto, os dois edis estão confiantes de que o novo projeto seja aprovado e as obras de reformas aconteçam o mais breve possível.

 

 

PATROLAMENTO NO INTERLAGOS

O parlamento municipal está com as portas fechadas, mas nem por isso, o vereador Stalin Cordeiro (Podemos) está deixando de realizar as suas atividades em defesa da comunidade. As suas reivindicações estão sendo atendidas pelo executivo, como a do patrolamento da rua Lagoa Saquarema, no bairro Interlagos. O edil agora, aguarda que um novo pedido seu seja atendido pela Secretaria de Serviços Urbanos, na Vila Castelo Branco, e no Rio do Cedro.

 

 

CONSTRUÇÃO DA PONTE DA SAPUCAIA

Enfim, a ponte do Sapucaia está com os dias contados para ser entregue aos moradores. A garantia é da Secretaria de serviços Urbanos que está com obras bastante avançadas. Quem comemora esta notícia é o vereador Sóter Magno (PSDF), que em várias oportunidades na tribuna da Casa a usou para cobrar celeridade na construção daquela obra. Informação que chega a coluna garante que a ponte do bairro Morada do Sol que interliga ao Parque da Sapucaia está com metade da contenção concluída.

 

* O conteúdo publicado é de inteira responsabilidade de seu autor e não reflete, necessariamente, a opinião do site.