NORTICIANDO, 03 de março

AJUDA DE CUSTO


Em boa hora, a vereador Graça Gonçalves Dias, a Garça da Casa do Motor (PSL) levantou a voz em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde, em relação a uma ajuda de custo para esses profissionais. Na sua argumentação, a edil citou as longas distâncias percorridas por eles entre uma casa e outra na zona rural, onde os mesmos têm que usar os próprios veículos e gastar com os seus recursos na compra de combustíveis. O pedido de Graça foi elogiado pelo pares, mas até o momento o paço não se manifestou a respeito.

 

CEMEI JARDIM OLIMPO


A novela sobre as reformas dos Cemeis continua rendendo cenas do próximo capítulo. Mais uma vez, o vereador Marcos Nem (PSC) cobrou do Executivo, através da Secretaria Educação, o início das obras no Cemei do Jardim Olimpo. Nem disse não entender porque as obras ainda não começaram, já que recebeu a confirmação da sua realização do próprio prefeito Humberto Souto.

 

DESCONTO NOS ALVARÁS


E o vereador Stalin Cordeiro (Podemos) saiu em defesa dos comerciantes locais, ao apresentar o requerimento solicitando ao alcaide, através do secretário da Fazenda, Sebastião Prates, a concessão de desconto na emissão de alvará de funcionamento. O edil argumentou que este desconto se faz necessário, em razão do momento de pandemia por conta do Covid-19, e dos decretos que estão proibindo os estabelecimentos de funcionar.

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA CANCELADA

Ainda sobre o vereador Stalin Cordeiro, a audiência pública que havia anunciado para acontecer na quinta-feira 04/03, “Mecanismo para coibir maus tratos e abandono de animais”, devido ao decreto anunciado pelo governo Humberto Souto, foi cancelado e uma nova data será anunciada tão logo as atividades parlamentares na Câmara Municipal retornem.

 

QUEBRA-MOLAS NO SANTO AMARO E ERMIDINHA


A vereadora Maria Helena Lopes (MDB) sempre atenta as situações que norteiam as cercanias montes-clarinas, na sede ou zona rural, principalmente em relação a segurança do cidadão, solicitou ao executivo a instalação de quebra-molas na ruas 25, no bairro Santo Amaro, e na comunidade rural de Ermidinhas, nas ruas Cristovão Fonseca e Rosental Miranda. Esses benefícios, segundo a verecas, são necessários devido ao grande fluxo de veículos que circulam nesses locais, evitando assim, que novos acidentes voltem a acontecer.

 

INCLUSÃO DO ANEL RODOVIÁRIO


A inclusão da construção do Anel Rodoviário Norte, que interliga a BR-135, saída de Montes Claros para o município de Januária, à BR-251, saída de Montes Claros para os municípios de Salinas e Janaúba, foi o requerimento apresentado pelo presidente da Casa, vereador Claudim Rodrigues (Cidadania), na reunião dessa terça-feira 2/3. O pedido que foi apreciado e aprovado pelos pares será levado ao Governador de Minas, Romeu Zema, engrossando o coro dos deputados da bancada do Norte, na Assembleia Legislativa, para que atenda esta reivindicação.

 

FUMBEA E COBEA

O vereador, ambientalista e protetor dos animais, Sóter Magno (PSD) depois de algumas conquistas em relação a políticas públicas de proteção animal, como o Castramóvel, recursos para reforma do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, e construção do Centro de Castração, pediu aos pares celeridade na aprovação da criação do Fundo Municipal de Bem-Estar Animal – Fumbea, e que seja dada posse aos conselheiros de Bem-Estar Animal – Cobea. O edil fez questão de explicar a importância do Fumbea que irá financiar as ações aprovadas pelos conselheiros do Cobea e que terá recursos provenientes de doações, repasses estaduais e federais, multas referentes à infrações da legislação de proteção aos animais e acordos intergovernamentais.

 

BASE COMUNITÁRIA

O Grande Maracanã é um dos sete polos territoriais mais populosos de Montes Claros, com 68.670 pessoas, compreendendo 15 bairros da sua área de abrangência. Em virtude do seu crescimento populacional e com o objetivo de garantir mais segurança aos seus moradores, o vereador Daniel Dias (PCdoB) apresentou requerimento solicitando a instalação de uma base comunitária móvel naquela parte da cidade, para garantir a cobertura efetiva.

 

LEITOS DO PRÓ-VIDA

As atividades na edilidade estão paralisadas nos próximos 15 dias, por conta do agravamento da Covid-19, mas o vereador Wilton Dias (PTB) continua em ação, em busca de alternativas que ajudem no oferecimento de leitos nos hospitais particulares aos cidadãos. Dias disse que tem acompanhado a crise pela falta de leitos nos hospitais públicos, por isso, pediu ao prefeito Humberto Souto que investisse recursos do Covid, em hospitais particulares, citando entre eles, o Complexo Médico Pró Vida que tem à disposição do município 10 leitos de UTI e 20 leitos clínicos, prontos para ser credenciados e oferecidos no atendimento as pessoas.

* O conteúdo publicado é de inteira responsabilidade de seu autor e não reflete, necessariamente, a opinião do site.