Finados: por causa da pandemia, visitas em cemitérios deverão ter redução de 50% em Montes Claros

Crédito Foto: Rubens Santana

Os cemitérios de Montes Claros já estão sendo preparados para o dia de finados. Este ano, de acordo com o diretor das Unidades, José Geraldo Dias, a visitação deverá cair em cerca de 50%, por causa da pandemia.

“Todos os anos a gente calcula, uma média de visitação em torno de 40 a 50 mil pessoas. Mas este ano, com certeza, vai ter uma queda grande, de cerca de 50%. Então deve ir até aos cemitérios uns 20 mil visitantes”, afirma.

Cerca de 80 pessoas trabalham na limpeza dos cemitérios Bonfim e Parque Jardim da Esperança. Os visitantes deverão se adequar a normas de higiene, para evitar o contágio do coronavírus.

“Neste ano, os portões serão estreitados, em formato de corredor, e as pessoas irão receber as higienizações. Dentro do cemitério os fiscais da Covid-19 estarão apostos para orientações. Todos os visitantes deverão entrar de máscaras”, afirma.

Ainda segundo o gerente, as pessoas serão orientadas a não demorar na visita para evitar aglomeração.

O trabalho administrativo, como o registro de sepultamento, será feito normalmente. Alguns funcionários ficarão incumbidos de ajudar os visitantes a localizar os túmulos, como é feito em todos os anos.

“Os bebedouros serão isolados e as pessoas terão que levar as garrafinhas de água, de casa. Os banheiros também serão isolados para evitar a contaminação”, diz.

Para o gerente, algumas pessoas são precavidas e já adiantou as visitas aos cemitérios, “desde a quinta-feira, muita gente já visitou o local, justamente para evitar aglomerações e o contágio da doença”.