Iniciam atividades do Parlamento Jovem em Montes Claros

Foi realizada a abertura oficial do Parlamento Jovem (PJ) 2018, em Montes Claros. Com  o tema “Violência Contra a Mulher”, alunos das escolas Professor Alcides Carvalho; Felício Pereira de Araújo; Professora Helena Prates e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais estiveram presentes, na Câmara Municipal, nesta terça-feira (03).O objetivo é estimular a formação política e cidadã por meio de atividades que possibilitem a compreensão do Legislativo.

Cláudio Prates, Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, fala do papel fundamental na sociedade sobre o projeto, “é um dos projetos mais relevantes do Legislativo. A Câmara, é a casa que rege a vida de todos os montes-clarenses, também é a casa que tem função de fiscalizar. Antes de ser vereador eu participava como policial federal”, disse o presidente.

Bruna Nascimento Silva, 16, aluna da Escola Estadual Felício Pereira de Araújo, participa pela segunda vez. “Participei ano passado onde o tema era Educação Política, foi uma experiência incrível, aprendemos muita coisa sobre a Constituição e tudo o que envolve política. O tema deste ano é muito interessante, a violência contra a mulher deve ser debatida porque é algo que precisa ser falado mais tanto na escola quanto em casa e em locais públicos como a Câmara.

Realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, o projeto tem como objetivo despertar nos jovens o interesse pela agenda sociopolítica de cada município e incentivar o exercício da participação democrática e para isso conta com monitores que auxiliam na capacitação dos alunos e repassam a eles os conteúdos das atividades de formação.

“Estamos com o Parlamento Jovem desde 2010 e é uma satisfação imensa desde a escola quando somos recebidos pelos diretores e coordenadores. A presença dos alunos representa esperança de plantar uma semente e construir um espaço de conhecimento, de ouvir todos. É muito rico o ambiente democrático criado com olhares de escolas públicas, federais, privadas e cada aluno de uma região, são olhares de vários ângulos para construir um consenso e é assim que construímos uma democracia”, ressalta a diretora da Escola, Cristiane Nunes.

O Parlamento Jovem aborda temas de relevância social e do interesse dos jovens, sendo trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação que permitem a vivência.

Neste ano, o tema escolhido é a Violência Contra a Mulher e para abrir à discussão a abertura contou com uma palestra da socióloga Thereza Raquel Bethônico Côrrea Martinez, coordenadora do Ambulatório de Atendimento a Vítima de Violência Sexual do Hospital Universitário Clemente de Faria (HU), unidade de serviço referência no atendimento às vítimas de violência sexual.

“O lugar que esses jovens ocupam carece de uma maneira formal de trabalhar, não pode ser apenas um nível bate papo, eles já tem uma noção política e democrática. Eu trabalho há dez anos como socióloga no hospital e sou advogada, então temos como debater e além de dados é importante relatar essa experiência, sobre conceitos de desenvolvimento e crescimento, abordando sobre as necessidades básicas e os direitos de ir e vir, educação, acesso à Justiça, delegacia, Judiciário e demais áreas ligadas ao tema. Os jovens têm a missão de transformar o mundo, mas é preciso mudar a si mesmo para que isto ocorra”, pontua.