Semana Santa, um momento de reflexão

A Semana Santa é uma tradição Cristã, em que são celebradas a paixão, a ressurreição e a morte de Jesus Cristo, tido pelo cristianismo como o salvador do mundo, já que a morte ocorreu para que os pecados humanos fossem perdoados.
Dentro da fé Cristã, existem diferentes religiões, e cada uma lida com a semana de uma forma diferente.
O estudante, Douglas Rodrigues, é católico e segue a programação que a Igreja Católica oferece.
 “No domingo que passou, participei da programação do Domingo de Ramos. Nessa semana, devido aos meus estudos, só volto a participar na quinta-feira, na Missa de Lava Pés” conta e completa “passo a me dedicar mais na sexta-feira, dia da morte de Jesus, nesse dia faço o jejum. Durante a semana, meus hábitos são reflexivos, já que esse é propósito”.
Segundo o Padre, Antônio Alvimar de Souza, esse período tem como “objetivo principal reviver os momentos mais importantes da vida de Jesus, destacando sobre tudo a Sua morte e ressurreição. Durante esse tempo a igreja é convidada a praticar os exercícios quaresmais, que são jejum, oração e penitência, numa tentativa de mudança interior”, explica.
Na doutrina evangélica, não há ênfase a data, mas o sentido é guardado pelos cristãos.
“Em nossas igrejas geralmente realizamos musicais e nesse ínterim entre o Carnaval e o domingo de Páscoa chamamos a atenção da nossa comunidade ao real sentido da data e do seu ápice, que não pode ser esquecido, que é a ressurreição de Jesus Cristo”, esclarece o seminarista, Pedro Henrique Gomes da Silva.
O jovem também falou sobre ações que são realizadas na igreja ao longo dos meses. “Mensalmente celebramos a Ceia do Senhor, que tem como objetivo rememorar o sacrifício do Cristo e a vida que só recebemos através Dele. O ato de ceia não só traz a memória a morte e a ressurreição do Filho de Deus, mas principalmente nos faz encontrar o significado do ser Igreja hoje, o Corpo de Cristo”, afirmou.
Significados dos dias da Semana Santa 
Domingo de Ramos
Dia em que se começa a Semana Santa e é comemorada a entrada de Jesus em Jerusalém. Nesse dia, os fiéis da Igreja Católica fazem uma procissão, em que carregam ramos.
Segunda Feira-Santa
Momento em que é refletido o descanso de Jesus, na casa de uma família que Lhe era muito estimada, a casa de Seu amigo Lázaro e de Marta e Maria Madalena.
Terça-Feira Santa
É o dia Jesus anuncia a Sua morte aos Seus discípulos e anuncia que um deles irá traí-Lo.
Quarta-Feira Santa
É o 4º dia da Semana Santa, dia que relembra o acordo de traição de Judas Iscariotes a Jesus, por trinta moedas de ouro.
Quinta-Feira Santa
É o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com Seus Apóstolos, onde Jesus lavou os pés dos Seus 12 discípulos. Nesse momento, em seu último discurso, Ele instituiu o Santo Sacrifício e pregou aos seus discípulos o amor de um para com os outros.
Depois Jesus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou Consigo três discípulos, e começou e foi preso pelos judeus, noite em que foi preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia a vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite.
Sexta-Feira da Paixão 
Relembra quando Jesus Cristo é crucificado (após sua prisão, Jesus é julgado e açoitado; recebe a coroa de espinhos na cabeça; é levado à presença de Pilatos, e depois de condenado, carrega a Sua própria cruz até ao monte Calvário; ao meio-dia é crucificado entre dois ladrões e por volta das três da tarde, Jesus morreu. O Seu corpo foi depois retirado da cruz e colocado num sepulcro cavado na rocha).Neste dia, é praticado o jejum e a abstinência da carne, em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo.
Sábado de Aleluia
Nessa data, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição, sendo assim, inicia-se a Vigília Pascal, ao final do dia, e termina com o amanhecer da Páscoa.
Domingo De Páscoa
Dia da ressurreição, onde Jesus se levanta de Sua sepultura e vence a morte. Considerado como dia do milagre, pois Cristo volta à vida através da Sua ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.
Programação
Durante a semana, as Paróquias Montes-Clarenses contarão com uma programação especial. Mais informações: http://arquimoc.com/programacao/.