Nono gari de Montes Claros fica ferido com seringa descartada irregular

Um agente da limpeza urbana de Montes Claros teve o dedo furado com uma seringa, na manhã deste sábado (17), no bairro Morada do Parque. Liedson Soares da Silva, de 23 anos, está há um ano e meio no setor. Ele já havia ficado ferido há duas semanas e voltou ao trabalho no último dia 14, já recuperado de um corte na perna por caco de vidro. Depois do acidente foi imediatamente encaminhado ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) para tratamento.

“Como há possibilidade de uso de seringas de portadores de doenças transmissíveis ou usuários de drogas ele foi levado para tomar um coquetel preventivo, mas a comunidade montes-clarense precisa ter mais cuidado ao descartar os produtos para a coleta”, afirma Dayvdson Tadeu, encerrado de setor da Secretaria de Serviços Urbanos, que também professor de geografia.

Ele afirma que várias ações educativas já foram realizadas, porém nenhuma delas teve sucesso.

“O povo de Montes Claros precisa ter mais educação para separar os produtos. É grave isso. Eles não têm consciência de que estão fazendo muito mal. Há pessoas jogam fora faca, acredite. Espetinhos de churrascos se tornaram hoje outro grande problema. Pordutos considerados usuais como cacos de vidros, seringas e outros objetos que não são perfurocortantes também agravam o problema. Usamos todos os equipamentos de EPIS. Se o gari chegar ao trabalho sem camisa ele não podem nem sair para a coleta só para se ter uma ideia. Nós fazemos o correto, tudo dentro das normas, mas o povo insiste em não colaborar.

O Webterra divulgou que Descarte irregular de lixo causa acidentes em garis de Montes Claros.

Na reportagem o especialista em resíduos sólidos, Fabiano Oliveira, alertou exatamente para as seringas.

“O caso da seringa é muito sério porque tem o risco de doença e então é mais sério ainda. A dica mesmo é sempre que tiver material perfurocortantes acondicionar o material de forma que esteja eliminado o risco de acidente, não precisa ter receio se será coletado ou não, porque será. O material solto que é o que causa acidente, se você acondiciona o material e mistura no lixo você também elimina o problema e não terá risco, se vai colocar separado junto ou separado não importa, estando acondicionado como deve é o que é de fato importante”, afirma Fabiano.

A vítima ainda está no HUCF sob observação, informou Dayvidson. Segundo a assessoria de comunicação do hospital, Liedson o estado de saúde dele é estável, passou por exames e aguarda os resultados para análise médica.