Se construída, Barragem de Congonhas pode impactar no abastecimento de Montes Claros

Foto: Sociedade Rural de Montes Claros / Divulgação.

Representantes da União das entidades de Classes de Montes Claros entregaram, nesta sexta-feira (17), um documento ao Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, no Cimams, solicitando que inclua nas negociações da compensação pela tragédia de Mariana, a construção da Barragem de Congonhas. O projeto vai impactar no abastecimento de água de municípios do Norte de Minas, como Grão Mogol e Itacambira, além da maior cidade da região, que é Montes Claros. E visa ainda recuperar a Bacia Hidrográfica do Verde Grande, maior área produtora da região. A previsão é de que a Barragem de Congonhas permitirá gerar mais de 10 mil empregos.

O Presidente da Sociedade Rural, José Moacyr Basso, participou do encontro e da entrega do pedido e está esperançoso.

“Temos uma luz no fim do túnel. Estamos articulando em várias frentes para viabilizar a Barragem de Congonhas, pois somente com barragens vamos amenizar o problema das crises hídricas que enfrentamos. Resolvendo a escassez hídrica, teremos mais produção e a região terá um desempenho imensurável. Conclamamos autoridades políticas, empresariais também para que se juntem a esse grupo que reivindica que os projetos saiam do papel”, destacou Moacyr.

No documento foi apresentada a atual situação em que se encontra o projeto avaliado em R$ 800 milhões, mas que pode ter um valor maior. Também no pedido foi informada que a falta de recursos suspendeu todos andamentos.

A União das Entidades é composta pela Sociedade Rural de Montes Claros, Sindicato dos Produtores Rurais, Associação Comercial e Industrial de Montes Claros, Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais (Adenor), Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Câmara de Dirigentes Lojistas, Senar, Fundetec, Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CDL), Conselho De Veneráveis Do Norte De Minas (Convenorte), Congregação Maçônica do GOB-MG, Movimento Maçônico Do Norte De Minas, Conselho De Desenvolvimento Sustentável (CODEMC), Fiemg Regional Norte, Lions Clube Montes Claros Sertanejo e a OAB Minas – 11ª Subseção Montes Claros.

Finalizando o encontro, José Moacyr convidou o Procurador para participar da Expomontes, que será realizada de 1º a 10 julho de 2022.