Associativismo em Movimento

Foto: Solon Queiroz.

Foi inaugurada, na noite desta terça-feira (14), na Galeria de Ex-Presidentes, no Auditório Osmani Barbosa, a fotografia de José Luiz Veloso Maia, que presidiu a Sociedade Rural de Montes Claros por dois mandatos, que compreendem de 2017 a 2020. Atualmente é o segundo vice-presidente da instituição. Ele, que foi o 26º líder da entidade, estava acompanhado da família, composta por esposa, filha, genro, netos, irmãos e sobrinhos. O objetivo da solenidade é perpetuar, por meio da fotografia, as iniciativas de José Luiz.

O atual Presidente, José Moacyr Basso, destacou que cada foto a galeria possui uma grande importância, pois simboliza e eterniza o trabalho de homens abnegados que se empenharam para o desenvolvimento regional com vigor e sabedoria.

“Embora pareça um momento simples, é de máxima significação. Isso se analisarmos a trajetória dele frente aos desafios apresentados, sejam eles de ordem econômica, de mudanças climáticas e por último: a pandemia que assolou o mundo e fez com que muitos dos projetos fossem postergados”, falou José Moacyr.

“Foram momentos complexos, escassez de chuva, dívida rural, entraves ambientais e a pandemia, mas nada disso abateu o sentimento de amor pelo campo, muito menos por esta entidade. Nem mesmo pelo nosso país, que por tantas vezes bravamente você honrou, buscando dias melhores para todos nós, para a nossa pátria amada, que é o Brasil”, descreveu e encerrou agradecendo ao Engenheiro Agrônomo, formado pela UFV, explicitando “a certeza de que o campo é a nossa vida!”

Responsável por homenagear José Luiz, o diretor da Rural, Antônio Soares Dias, citou todos os ex-presidentes que agigantaram esta entidade que sempre esteve à frente e junto às lideranças políticas na luta pelo desenvolvimento regional. Ressaltou que a Rural é uma Sociedade ativa, marcante e presente.
“Feitos que com Zé [José Luiz] não destoaram dos outros líderes. Ciente de seus afazeres, justo, compreensivo, discreto e verdadeiro, ele foi um dinâmico presidente, um grande Zé LUIZ”, disse Antônio Dias.

Emocionado, o homenageado da noite agradeceu a Deus, aos presentes, à família, aos amigos, aos parceiros, a diretoria, aos colaboradores, aos vereadores e à imprensa. Especialmente citou o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, classificado-o como o melhor prefeito da história da cidade.

“O momento é de agradecimento, mas é também o espaço para novas idéias, novos projetos e para todos eles contem comigo”, descreveu.

Relacionou as perdas de personalidades do agro durante a gestão dele, Lucas Elmo Pinheiro, Air Lellis Vieira, Fábio Lafetá Rebello, Avelino Murta e Ricardo Laugthon, além do grande amigo Félix Alexandre Pimenta de Carvalho.

Para José Luiz, os grandes desafios sejam eles de ordem ambiental, econômica ou jurídica, foram objetos de várias ações, documentos e reuniões.

“Esses embates ainda perduram com a mesma frustração, pois a nossa representação política não nos dá o apoio e respaldo necessários”, encerrou José Luiz.

Foto: Solon Queiroz.
Foto: Solon Queiroz.
Foto: Solon Queiroz.
Foto: Solon Queiroz.