O alerta que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, no último sábado (4), e que o Portal Web Terra publicou, para chuvas intensas e ventos fortes em cidades de Minas Gerais, vem se concretizando.
Imagens divulgadas em redes sociais mostram ruas e casas alagadas em cidades como Porteirinha, que não estava na lista divulgada pelo instituto, mas que faz parte da região Norte, incluída em áreas que poderiam ser atingidas; assim como em Salinas, também do Norte, esta já aparecendo na relação.
Porteirinha
A água invadiu casas e ruas da cidade, após a cheia dos Rios Serra Branca, zona rural, e Rio Mosquito, que fica na área urbana do município. Foram registrados 74 milímetros de chuva, em 24 horas.
Segundo informações da Defesa Civil, na Comunidade de Serrado, a chuva fez com que o rio transbordasse e água entrasse em várias residências. Estradas também ficaram instransponíveis. Nesta quinta (9), a equipe faz vistoria no local, para avaliar danos e a situação da população.
O rio da zona urbana também transbordou e, conforme informou a Defesa Civil, ruas dos bairros Vila Kenedy e São Sebastião foram alagadas. A Cachoeira do Serrado, famoso ponto turístico da região, também ficou cheia
A Prefeitura disponibilizou escolas, creches e uma igreja para abrigar moradores que necessitarem deixar suas casas. Ninguém ficou ferido.
Salinas
Na Capital da Cachaça, a chuva, que iniciou na tarde de quarta (9), e foi até a madrugada desta quinta (9), deixou ruas do Centro da cidade alagadas.
A Rua Mendo Corrêa, onde fica a agência dos Correios do município, foi uma das mais atingidas. O Rio Salinas, que corta a cidade, ficou cheio, porém não chegou a transbordar.
A Defesa Civil informou que não recebeu nenhum tipo de ocorrência e que não há registro de feridos.