Na manhã desta quarta-feira (01), na Avenida Cula Mangabeira, em Montes Claros, foi realizada uma bliz educativa que tem como principal objetivo despertar na comunidade os cuidados e chamar a atenção para a importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)/Aids. A ação não aconteceu hoje por acaso, uma vez que 1º de dezembro é o dia Mundial da Luta contra a AIDS.
A iniciativa é do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), do Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores de Aids (GRAPPA) e do Movimento LGBTQ+ dos Gerais (MGG) que se uniram, mais uma vez, para conscientizar a população, através da distribuição de kits de prevenção e panfletos educativos aos motoristas, motociclistas e pedestres que passarem em frente ao HUCF.
José Cândido de Souza filho, ou Candinho, presidente do MGG, ressalta a importância do evento e informa que, em Montes Claros, há o Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CERDI), que funciona na Policlínica do Alto São João, que fica na Avenida Floriano Neiva, número 811.
“É um evento muito importante, pois conscientizamos a população sobre a prevenção, do uso do preservativo, e mostrando para as pessoas que não tem condição de fazer o exame que, em Montes Claros, tem o CERDI, que faz o teste e, em meia hora, você já sabe o resultado, de qualquer uma IST. O procedimento é feito de forma sigilosa, por uma equipe pronta para dar toda a atenção necessária”, diz.
A ação faz parte do “Dezembro Vermelho”, mês dedicado a esclarecer toda a comunidade sobre a importância da prevenção às IST’s, alertar para os cuidados necessários e chamar a atenção para os números de pessoas infectadas com Sífilis, HIV/Aids e outras doenças infectocontagiosas. “Dezembro Vermelho demonstra a nossa preocupação com às IST’s durante todo. Somos referência e não podemos deixar de contribuir e participar com as ações propostas por parceiros tão importantes nessa luta como o GRAPPA e o MGG”, pondera a Superintendente do HUCF, Príscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes.
Dezembro Vermelho marca a mobilização mundial de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV/AIDS e outras IST’s. No Brasil, a campanha surgiu a partir da Lei Federal 13.504, de 7/11/2017, e dá sequência às ações do Dia Mundial da Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro pelo mundo desde 1988.