Você perdeu a Black Friday. Por algum motivo obscuro do universo – que nesses casos envolve, geralmente, uma certa obscuridade no interior das carteiras – a data mais esperada do ano passou batida por você e por alguns milhares de brasileiros. Tudo bem, acontece. Mas a Black Friday foi, por óbvio, na sexta. E hoje já é sábado.
O surgimento da Black Friday está envolto nas mais diversas teorias. Dentre as mais aceitas, está a de que em 1829, dois investidores norte-americanos criaram um esquema – ilegal – para fazer o preço do ouro disparar na Bolsa de Valores para, assim, “encherem os cofres”. O tal plano caiu por terra quando o presidente da época, Ulysses G. Grant, interveio e ordenou que o governo norte-americano vendesse o ouro estocado nos cofres públicos. Isso fez o preço do ouro cair drasticamente no dia 24 de setembro de 1869, uma sexta-feira, tornando o dia conhecido como black friday.
Como o mercado se aproveita de qualquer data para aquecer as vendas, surgiu então na década de 1980 o termo, que agora seria atrelado à propaganda de ofertas e liquidações. No Brasil, porém, a data só surgiu no ano de 2010. Agora, em 2021, cerca de 62,5% dos lojistas brasileiros participaram das promoções em seus pontos de venda durante a data, segundo pesquisa da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (ALSHOP).
Porém, mesmo perdendo o prazo da Black Friday, não há motivo para pânico. Para acalmar os ânimos dos consumidores ávidos por alguma promoção ainda disponível, o Byte Papo conversou com Evandro de Freitas, Coordenador de Mídia do Promobit – site e aplicativo que abriga promoções de diversas lojas brasileiras, enviadas pelos próprios usuários.
De início, ainda é possível encontrar ofertas nos maiores sites brasileiros. “Todo ano as lojas estendem as ofertas até a segunda-feira, em um evento conhecido como Cyber Monday. É comum encontrar várias ofertas em produtos como eletroeletrônicos ou de informática”, informa Evandro.
Se o dinheiro apertou agora no final do ano, é possível também se programar para outras datas importantes para o mercado brasileiro. Segundo Evandro de Freitas, datas sazonais como o Dia dos Pais, Mães e Namorados são uma boa pedida para que as lojas façam campanhas específicas. E 2022 reserva uma particularidade: “O ano que vem, por exemplo, tem Copa do Mundo e é certeza de que vá rolar um montão de ofertas de TV para apreciarmos o Galvão e os grandiosos lances da Seleção canarinho, tentando alegrar este povo sofrido”, brinca Evandro.
Já pra quem já quer se preparar para a Black Friday do ano que vem, o planejamento é a fórmula de boas compras segundo o Promobit: “É preciso pesquisar bastante antes da data. O ideal é já saber antecipadamente qual produto quer comprar e qual é o valor médio cobrado por ele. Outra dica bastante válida é, sempre que possível, gerar o boleto para garantir aquela compra – mas só realizar o pagamento caso nenhuma outra oferta melhor apareça até o vencimento. Tudo isso, além de garantir que a oferta está realmente com um preço bom e que vem de uma loja segura”, conclui Evandro.