A Prefeitura Municipal de Montes Claros divulgou na tarde desta sexta-feira (26) que a cidade já atingiu a marca de 580 mil doses da vacina contra a COVID-19, e ressaltou ainda que, mais de 314 mil montes-clarenses tomaram pelo menos uma dose da vacina.
Segundo o município, a expressividade desses números se reflete na vida de todos, com a grande queda nos novos casos e nas mortes causadas pela doença, além da reabertura de diversas atividades, recuperando a economia do município. Uma grande parte desse sucesso pode ser creditada, sem dúvida, ao drive-thru de vacinação, que, atuando nos finais de semana e madrugadas, permitiu que cada avanço nas faixas etárias da vacinação pudesse ser realizado de forma acelerada, de forma que a imunização atingisse o maior número de pessoas, no menor tempo possível. Desde o dia 3 de fevereiro, mais de 300 pessoas, entre profissionais da Saúde, estagiários, colaboradores e parceiros, estiveram envolvidos diretamente no serviço.
Como divulgado nesta semana, o drive-thru foi oficialmente desativado, assim como havia acontecido, no dia 20 de novembro, com o walk-thru, outra importante ferramenta para fazer avançar a vacinação na cidade. Os fechamentos desses espaços são reflexo do novo momento vivido por Montes Claros, que tem mais de 90% do público alvo tendo tomado ao menos uma dose da vacina.
Estratégias
O objetivo da Prefeitura agora é levar a vacina para mais pontos e regiões da cidade. Isso está sendo feito de duas formas: aumentando o número de salas (hoje já são 37) e ampliando seu horário de funcionamento (as unidades do Maracanã, Esplanada e Santos Reis passam a funcionar até as 21 horas, as salas dos shoppings até as 20 horas, e as demais unidades até as 18 horas, exceto o Mercado Central, que mantém o horário de funcionamento até as 15 horas – confira em anexo); e implantando a vacinação itinerante, com o objetivo de levar a vacina contra a COVID-19 e todas as fornecidas pelo SUS para áreas de grande extensão e populosas, facilitando assim o acesso da população ao imunizante (confira em anexo onde a vacinação itinerante vai estar, sempre das 8 ao meio-dia).