Carnaval: Diamantina pode realizar evento em 2022; Montes Claros segue indecisa

Em contramão da recomendação do governo de Minas, para que o Carnaval em 2022 não seja realizado, Diamantina pretende manter as festas em seu calendário, independentemente da situação epidemiológica da pandemia da Covid-19.

“A intenção é manter o Carnaval preservando a cultura e tradição de Diamantina, valorizando os blocos e a inspiração dos artistas da cidade, como tem sido feito desde 2017”, informa o prefeito Juscelino Roque (DEM).  “Vamos fazer uma festa organizada, onde blocos e pessoas poderão circular de maneira organizada e ordeira”, acrescenta.

Segundo o boletim epidemiológico da cidade histórica, até às 18h, desta última quinta-feira (25), Diamantina possui 5.132 casos confirmados da doença causada pelo coronavírus, com 5.013 recuperados; 50 casos suspeitos em investigação; 9.681 em investigação concluída; e 14.863 casos notificados. Chega a nove o número de pacientes hospitalizados em leitos da Covid.

Atualmente, Diamantina já possui 93% da população com mais de 12 anos vacinada com a primeira dose e 74% já está com o esquema vacinal completo contra a doença.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, explica que os municípios que optarem por realizar a festa podem seguir as orientações do Minas Consciente, plano que orienta a retomada segura das atividades econômicas nas cidades do estado. Há dois meses e meio, todas as regiões estão na onda Verde, permitindo que os eventos possam contar com 100% de capacidade. “Não é por ser Carnaval que o protocolo muda. As orientações têm a ver com a onda em que estão as regiões”, declara.

O estudante de Gastronomia, Ismael Felipe Machado, reside em Montes Claros, mas não perde um Carnaval em Diamantina. “Sempre que posso, viajo para lá na época, pois para mim, é o melhor do Brasil”. E ele ficou animado com a possibilidade de voltar a festejar na cidade, em 2022. “Fiquei em casa durante a fase mais crítica da pandemia. Tomei as vacinas de acordo com o programado e incentivo todos ao meu redor a fazer o mesmo. Agora quero mais é beijar na boca e curtir a festa no ano que vem”, garante.

Mas nem todo mundo está de acordo com a volta dos festejos. A estudante de Medicina Veterinária, Jade Durães, moradora de Salinas, Norte de Minas, curtiu o evento em 2017, em Diamantina, e em 2019, em Montes Claros. Apesar de sentir falta da animação, ela acredita que ainda não é a hora de sua volta. “Estamos vivendo uma falsa sensação de que a pandemia acabou, mas não. Ela está ai, fazendo vítimas. Então acredito que não seja o momento certo. Esperamos dois anos, então dá para esperar mais um”, opina.

Montes Claros

A equipe de Jornalismo do Portal Web Terra entrou em contato com a Prefeitura municipal e fomos informados que, até o momento, não foi tomada nenhuma decisão sobre a realização do evento na cidade.

Também não há previsão para que o assunto seja discutido.