A empresa de avicultura Somai Nordeste, uma das maiores granjas de postura no Brasil, localizada na comunidade de Abóboras, região rural de Montes Claros, foi fiscalizada na tarde desta quarta-feira (24). Segundo informações da Prefeitura, vizinhos da empresa, em sua maioria sitiantes com agricultura familiar, reclamam da proliferação de moscas nos últimos meses, em decorrência do local.
Durante a ação, o secretário municipal de Meio Ambiente, Soter Magno, e uma equipe técnica estiveram no local para, além de fiscalizar a denúncia, averiguar também a situação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado recentemente entre a empresa e o Município.
Funcionários do setor ambiental e gerentes da empresa receberam a comitiva do Município. “Sabemos que, nesse período do ano, é complicado controlar as moscas, sobretudo em um ambiente favorável à criação. Mas percebemos que a empresa está empenhada em resolver esse problema”, disse Soter.
A equipe do Portal Webterra, entrou em contato com a Somai e durante a conversa com o diretor/presidente, João Marcelo, foi reconhecido o problema e frisado que a empresa já busca alternativas para regularizar a situação.
“Este fato já foi abordado diversas vezes junto ao Ministério Público, inclusive fizemos um acordo/cronograma para a resolução do problema e ele vem sendo cumprido a risca. Nosso objetivo é contribuir com a melhoria para toda população local e vizinha”, afirma.
O diretor conta ainda que, a empresa vem realizando diversas medidas compensatórias para favorecer entidades que ajudam famílias carentes cadastradas no Mesa Brasil Sesc, um programa de segurança alimentar e nutricional, composto por ações educativas e de distribuição de alimentos.
“ As comunidades impactadas estão sendo atendidas e estão recebendo a doação de 20 mil caixas de ovos, todas entregues pela Somai, disponibilizamos semanalmente 150 caixas que contribuem para a alimentação destas famílias assistidas”, finaliza.
O analista ambiental da Somai, Bruno Rafael Alves Durães, destaca que a empresa tem feito diversas ações para diminuir a proliferação de moscas, porém esse é o período do ano em que elas mais se reproduzem. “Sabemos que o surgimento das moscas tem a ver não só com o período chuvoso, mas até mesmo com a umidade e temperatura, que são fatores importantes para a multiplicação de insetos. Associados com a quantidade de matéria orgânica no local, favorecem o aparecimento de moscas”, destacou.
Ainda de acordo com Bruno, a empresa está criando novas granjas, modernas e mecanizadas, e a tendência é que no próximo período chuvoso haja uma diminuição considerável da quantidade de insetos. “Com essa nova tecnologia que estamos implantando, os excrementos dos animais serão eliminados sem necessidade da ação humana. São 1,7 milhões de aves, com a produção de um ovo por dia, cada”, explicou o analista ambiental.