O trabalho que a Universidade Estadual de Montes Claros realiza de integração da educação superior com o ensino fundamental e básico tem como culminância o Programa Biotemas, que realiza neste mês uma série de três eventos gratuitos.
Será entre os dias 24 e 26/11, com o IX Congresso Biotemas na Educação Básica, o 18º Fórum Biotemas e a VIII Mostra Científica Biotemas, com foco na divulgação das produções científicas fomentadas pela Unimontes no âmbito das escolas da educação básica, do ensino fundamental e médio e, ainda, das escolas da educação tecnológica de nível médio.
Neste ainda o formato ainda será online como medida de restrição pelo momento de pandemia do Novo Coronavírus. Podem participar os acadêmicos dos diversos cursos superiores da Unimontes (inclusive mestrados e doutorados) e de outras instituições da cidade e região, estudantes das escolas públicas, professores, pesquisadores e demais profissionais de educação. O site do evento é www.even3.com.br/mostracientificabiotemas21/.
Para os organizadores, além de difundir, o Biotemas visa popularizar a ciência junto aos alunos da própria universidade e das escolas de ensino fundamental e médio e com a sociedade regional. Mas também com outra proposta a da possibilidade de repercutir a produção científica desenvolvida na graduação, como reconhecimento aos programas de iniciação de jovens pesquisadores, caso do PIBID e a Residência Pedagógica, e, também, resgatar a importância da Unimontes na formação profissional, como na participação dos egressos convidados para as atividades neste ano.
TRABALHOS
Haverá, ainda, outras duas atividades complementares durante a programação: a mostra de trabalhos científicos, com submissões de artigos, resumos expandidos e resumos simples até o dia 20/11, com associação a uma das cinco áreas de conhecimento: Ciências Biológicas, Ambiental e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia.
O site oficial para os eventos oferece um modelo de trabalho científico para orientação e o esclarecimento de dúvidas. Os três trabalhos com melhor pontuação na avaliação da comissão científica, em cada área, serão selecionados para a apresentação virtual no dia 25/11, a partir das 19h.
Outra atração é o concurso de fotografia sobre Educação Científica, também com inscrições até o dia 20/11. As imagens deverão ser de animais, plantas ou microorganismos nos formatos ideais para o Instagram. Serão postadas pela comissão organizadora dos eventos. As mais curtidas durante uma semana (entre 21 e 26/11) serão premiadas.
As transmissões dos minicursos pela plataforma Google Meet e das palestras e apresentações orais dos trabalhos científicos pelo Youtube.