É na infância que começamos a criar hábitos alimentares. Por isso, a introdução de comidas aos pequenos é um momento de questionamentos para muitos pais: o que eles podem ou não comer? Será que determinado ingrediente vai causar alergia? São muitas dúvidas e, em tempos de fácil acesso às informações (nem todas confiáveis), o desafio de definir uma boa rotina para os filhos tende a se tornar ainda maior.
O café, por exemplo, sempre é uma das questões. Segundo a médica pediatra Januze Aquino, o café não é proibido para crianças com mais de dois anos, mas deve ser ingerido com cautela e moderação.
“Pode beber café pela manhã junto com o leite. Muitos acham errado porque o café tem cafeína, mas essa substância também é encontrada em chás e refrigerantes. A cafeína em excesso pode causar insônia, agitação, irritabilidade e dores no estômago”, pontua.
É comum ouvir que crianças não devem comer camarão ou outros frutos do mar, pois o risco de alergia é grande. No entanto, estudos mostram que esse tipo de alimento pode e deve ser oferecido ao bebê quando se inicia a introdução de alimentos sólidos (após os seis meses de vida), para que o organismo crie uma resistência imunológica.
“O peixe cru pode ser oferecido aos pequenos durante a fase de introdução de alimentos sólidos, mas é preciso garantir que houve todos os cuidados para a preservação do alimento desde sua origem, armazenamento, resfriamento e preparo. Pois, a imunidade das crianças ainda não é desenvolvida e qualquer contaminação pode causar problemas mais graves.
Vale lembrar que nenhum bebê pode consumir açúcar. O consumo excessivo de açúcar está associado a problemas como obesidade, cáries e diabetes. Portanto, alimentos e bebidas açucaradas não devem ser oferecidos antes dos dois anos.