A 2ª etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em todo o território mineiro começa na próxima segunda-feira, 1º/11. Deverão ser imunizados bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. Na primeira etapa o Norte de Minas ficou com saldo positivo – pelo menos 2,38 milhões de animais foram vacinados.
A expectativa é que, até 30 de novembro, sejam imunizados cerca de 10 milhões de animais em todo o estado. Todos os produtores devem imunizar seus rebanhos, garantindo a sanidade e a previsão de retirada da vacinação no estado ao final de 2022.
“Para que se confirme essa data da retirada, Minas tem que continuar alcançando índice de vacinação como nos anos anteriores, acima de 95%. O produtor mineiro tem sido muito responsável e feito bem o seu papel. Vamos cumprir novamente a meta e alcançar este marco histórico que será a retirada da vacina em todo o estado de Minas Gerais”, enfatiza Altino Rodrigues Neto, superintendente técnico do Sistema Faemg.
A vacinação é obrigatória e o produtor que não imunizar o seu rebanho estará sujeito a autuação de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 98,6 por cabeça. A declaração de vacinação também é obrigatória e o produtor que não o fizer até 10 de dezembro poderá receber multa de 5 Ufemgs, equivalente a R$ 19,72 por cabeça.