Treinamento mostra como lidar com situações de suicídio

Visando a prevenção ao suicídio, o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Samu e a Polícia Militar estão participando de um treinamento, para capacitar os profissionais a usarem técnicas em uma possível tentativa de autoextermínio.

O objetivo do treinamento é capacitar os profissionais a executarem a primeira intervenção em salvamento e resgate de tentantes de suicídio, agindo através de negociação, com foco no salvamento

do paciente.

O cabo do Corpo de Bombeiros, André Luiz Costa Pimentel, relata que ao longo da carreira já foi acionado para atender esse tipo de ocorrência.

“Ao chegar ao local da ocorrência, salvar a vida do tentante sempre foi a prioridade, independente de ser por uma abordagem física ou através do convencimento pelo diálogo. Assim, durante os atendimentos em que estava verifiquei a segurança do local, isolamento da cena e abordei o tentante de forma a retirá-lo da situação de risco, encaminhando posteriormente ao hospital”, pontua o cabo.

Ainda segundo ele, no treinamento foi possível absorver um vasto conhecimento, pois foram repassadas técnicas de abordagem ao tentante, conceitos relacionados ao comportamento humano, alguns dados epidemiológicos, fatores de risco e proteção do comportamento suicida, variáveis psicológicas e transtornos psiquiátricos.

“Foi frisado que o tentante está em um momento difícil precisando ser escutado e que o atendimento é continuado. Bem como, foi apresentado os sinais de alerta para o risco de suicídio”, pondera o bombeiro.

VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR

O cabo André Luiz explica como podemos ajudar, caso deparamos com um episódio, em que a outra pessoa queira tirar a vida.

– Acionar o Corpo de Bombeiros repassando o máximo de informações possíveis.

– Até a chegada da guarnição, devemos manter uma distância segura do tentante, sempre conversando, priorizando o máximo a escutá-lo.

“Vale ressaltar, que falar salva! É importante buscar ajuda”, conclui.