Fiemg: Tendo a Fiemg como co-realizadora, está acontecendo a 26ª edição da Fenics

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) é co-realizadora, junto a ACI, da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros (FENICS). A Feira já está em andamento e, pelo segundo ano consecutivo por conta da pandemia, esta 26ª edição é totalmente  on-line. A abertura oficial aconteceu nessa terça-feira, 05 de outubro.

O vice-presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques Batista, explica que desde a sua criação, a FENICS vem fomentando o desenvolvimento regional e promovendo a divulgação das potencialidades do Norte de Minas, principalmente no que tange a indústria, o comércio e o setor de serviços e por isso passou a ter o apoio da FIEMG na sua realização e com estandes que sempre mostraram as ações da federação estadual em suas diversas entidades: SESI/SST, SENAI, IEL e CIEMG. “Olhando para trás, a FIEMG vê que acertou em firmar parceria com a ACI para realização desta feira, pois sabe que está assim investindo também no segmento industrial do Norte de Minas”, destaca Marques.

 

Programa Economia Circular da Fieng é desenvolvido em indústrias em Montes Claros

Programa promove o melhor aproveitamento da produção, melhores resultados e novas relações comerciais

O programa Economia Circular, desenvolvido pela FIEMG, beneficia empresas de todos os portes com resultados econômicos, sociais e ambientais. Lançado em junho deste ano, pela Gerência de Meio Ambiente (GMA) da FIEMG, o programa tem o objetivo de proporcionar melhorias para tornar os processos das empresas mais sustentáveis aplicando o conceito de economia circular; fazer o mapeamento e divulgação das ações; capacitar colaboradores e identificar os recursos e proposição de oportunidades de negócios ambientais. Após o lançamento oficial do programa,  tiveram início as capacitações de liderança e agora estão sendo realizadas visitas técnicas para mapear e divulgar os casos, seguidas pelas negociações individuais e coletivas. Em Montes Claros aderiram ao programa duas empresas: Novo Nordisk e Alpargatas que estão sendo acompanhadas pela Analista Ambiental da FIEMG Regional Norte, Laila Tupinambá Mota, por Guilherme da Mata Zanforlin, Analista Ambiental da GMA e especialista em resíduos sólidos, e Viviane Assunção da Rocha, do programa FIEMG Competitiva.

Laila Tupinambá avalia a ação como uma reestruturação do antigo Programa Simbiose Industrial desenvolvido anteriormente como uma rodada de negócios entre empresas. “O Economia Circular promove agora uma agregação das perspectivas e tendências mais atuais do mercado, trazendo a aplicação dos principais conceitos discutidos em âmbito global”, explica.

De acordo com o analista de Meio Ambiente da FIEMG, Guilherme Zanforlin, o conceito de Economia Circular surgiu na Alemanha e, a partir de 2015, foi amplamente difundido além da Europa. “A ideia é manter os recursos nas cadeias produtivas pelo maior período possível, estendendo a vida útil dos materiais por meio do design, da manutenção, do reuso, da remanufatura e da reciclagem. A FIEMG já vem trabalhando nesse conceito e temos muita experiência em chão de fábrica com empresas de diversos portes”, ressaltou.

Economia Circular 

As melhorias de processo, proporcionadas pelo programa, são inúmeras e vão além de resultados ambientais, como a redução de consumo de energia, de água ou matéria-prima. Oportunidades como maior exposição da marca, otimização de recursos, novos negócios, aproximação do cliente, adoção de soluções tecnológicas, redução de passivos e abertura para novos mercados são algumas novas possibilidades. Isso vai  mobilizar a sociedade, mostrando o movimento das indústrias para a circularidade de seus produtos, processos e serviços. O Economia Circular reúne em todo o Estado empresas de diversos segmentos e portes que estão fazendo parte desse processo que promove aumento de receita, redução de custos e também de impactos ambientais.

FIEMG promove 2ª Temporada com melhores momentos do podcast “A hora da indústria”

Nos últimos seis meses, a cada segunda-feira, a FIEMG promove um episódio novo do podcast “A hora da Indústria”. A segunda temporada terminou na segunda-feira, 04 de outubro e, no dia 11 de outubro começa a 3ª temporada do “A hora da indústria”. Com esses episódios, a FIEMG traz empreendedores e personalidades, cases de sucesso e a opinião de quem produz e emprega em Minas Gerais e pelo Brasil.

 

Nos últimos seis meses, a cada segunda-feira, você pode ouvir um episódio novo do podcast “A hora da Indústria”. De forma leve e descomplicada, são debatidos temas importantes para todos, como Educação, Saúde, Diversidade, Inovação e Economia.

A hora da indústria é um importante momento de informação, principalmente para os empresários mineiros. Acompanhe e fique bem informado: #podcast #melhoresmomentos #ahoradaindústria #indústria