O Consórcio União da Serra Geral que contempla 15 cidades conseguiu com o Ministério do Meio Ambiente o recurso no valor de R$10 milhões para a construção da Unidade de Triagem Mecanizada, que servirá para separar diversos resíduos sólidos e processa-los para reciclagem, contribuindo assim com o meio ambiente. A unidade ficará em Janaúba.
É em Janaúba que ficará o aterro sanitário autorizado pelas instituições de meio ambiente e também pelo Ministério Público. O local servirá para destinação dos resíduos sólidos dos municípios integrantes do Consórcio para aterros sanitários licenciados. Quinze cidades fazem parte da União da Serra Geral, qual o presidente é o prefeito de Jaíba, Reginaldo Antônio da Silva.
As cidades da União da Serra Geral são: Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janauba, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e Verdelândia.
Com a implantação da Unidade de Triagem Mecanizada os resíduos destes municípios passarão pelo processo em que a parte orgânica será transformada em composto (adubo). Já os recicláveis serão comercializados e os inservíveis serão aterrados. O superintendente do consórcio, Horácio Cristo Barbosa, explica que com este serviço serão encerrados 15 lixões na região.
“Todos os municípios envolvidos serão responsáveis para transportar os resíduos para Janaúba, onde serão processados na unidade e os inservíveis serão aterrados no aterro regional”, pontua.
O local terá capacidade para comportar 250 toneladas por dia de resíduo sólido.
OUTRAS REGIÕES
Outras regiões do Norte de Minas também foram contempladas com recursos do Ministério do Meio Ambiente para a criação de Unidades de Triagem:
Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (Convales), Consórcio Regional de Saneamento Básico Central de Minas (Coresab) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Codanorte).