Trilhas do futuro disponibiliza vagas residuais para cursos técnicos

Trilhas de Futuro está chegando na fase final de oferta de vagas e os interessados em participar de um curso técnico gratuito ganharam mais uma oportunidade. A partir da próxima quarta-feira 6 de outubro, serão disponibilizadas vagas residuais da iniciativa. Ou seja, estarão disponíveis vagas de candidatos previamente selecionados, mas que optaram por não realizar a matrícula no curso para o qual foram encaminhados.

Sobre o período de matrícula para as vagas residuais será de 6 a 18 de outubro e os candidatos devem ficar atentos! Nesta etapa, diferentemente das anteriores, os interessados não farão a inscrição pelo site do Trilhas de Futuro. Eles deverão consultar o novo Catálogo de Cursos, que será publicado hoje, 5 de outubro, e se dirigir diretamente até a instituição que disponibiliza o curso.

O total de vagas disponíveis chega a 11 mil, lembrando que são residuais. Para a efetivação da matrícula será adotado o critério cronológico, ou seja, ordem de chegada na instituição. Então, se no momento de fazer a matrícula, a vaga não estiver mais apresentada como opção, é porque ela já foi ocupada por outro candidato. Confira no site do Trilhas o horário de atendimento de cada instituição para as vagas residuais.

Poderão participar desta etapa estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino. Não há limite de idade para concorrer às formações profissionalizantes.

Catálogo de cursos

Nesta terça-feira será publicado um novo catálogo de cursos que contará apenas com as vagas que ainda estão disponíveis. No documento estarão disponíveis informações como curso, turno e instituição que disponibiliza a atividade. O catálogo poderá ser acessado no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Matrículas

A confirmação do candidato como estudante da instituição só ocorrerá após a realização da matrícula e a confirmação por parte da instituição de que houve o quantitativo mínimo de matrículas para funcionamento do curso.

[Com informações de Agência Minas]