Outubro Rosa, mês de mobilização em prol da saúde da mulher, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) explica que o objetivo desta campanha é ampliar o número de exames de rastreio dos cânceres de colo do útero e de mama.
De acordo com a assessora da Superintendência de Redes de Atenção à Saúde da SES-MG, Fernanda Santos Pereira, a realização da mamografia e do exame citopatológico do colo do útero permite a identificação de alterações características de câncer. Por isso o diagnóstico precoce se torna tão importante. “Nos casos de exames alterados, as mulheres são orientadas e encaminhadas para a definição diagnóstica e do tratamento adequado”, explica.
Segundo recomendações do Sistema Único de Saúde (SUS), o exame clínico mamário deve ser feito em mulheres de 40 a 49 anos. Já a mamografia é feita quando há indicação da equipe de saúde.
Para mulheres de 50 a 69 anos, a orientação é fazer o exame clínico e a mamografia a cada dois anos, ou em intervalos menores, dependendo do resultado da mamografia anterior. Fernanda Santos ressalta que mulheres com elevado risco para câncer de mama, que têm histórico familiar ou pessoal da doença, necessitam de avaliação e acompanhamento individualizados. “Em todos os casos, a porta de entrada para solicitar os exames é a Unidade Básica de Saúde (UBS)”, destaca.
A avaliação clínica e o exame citopatológico (papanicolau) do colo do útero estão disponíveis no SUS para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram relação sexual. Nesse caso, a orientação segue a mesma: é preciso procurar a UBS mais próxima de sua residência para agendar a consulta.
Além do diagnóstico que é de extrema importância, o SUS oferece tratamento para os dois tumores. Mastectomias, cirurgias conservadoras e de reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia com anticorpos estão previstos para o câncer de mama. No caso do câncer de colo de útero estão disponíveis cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
A escolha pelo tipo de tratamento dependerá de avaliação individual.
[Com informações de Agência Minas]