Estudantes de Medicina criam projeto voluntário para ajudar quem vai fazer o Enem

Foto: Equipe de administradores do Projeto Berá / Divulgação

Um grupo de estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) se uniu para fazer com que outros alunos possam brilhar nos estudos e conseguir uma vaga no ensino superior. Do encontro, que segue à risca o ditado “a união faz a força”, nasceu o Projeto Berá (@projetobera), que oferece monitoria gratuita a pré-vestibulandos, que querem melhor se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Toda a iniciativa é organizada pelos próprios estudantes e partiu da sensibilidade deles com o fechamento de escolas em virtude da pandemia da Covid-19, fazendo com que muitos alunos tivessem que estudar por conta própria. Cada inscrito é auxiliado de perto por um monitor(a) que se dispõe a ser um padrinho ou uma madrinha tirando dúvidas, dando dicas e outras orientações. O foco do projeto tem sido atender pessoas oriundas de escolas públicas, que não tenham outro tipo de acompanhamento nesse período da pandemia.

Foto: Equipe de administradores do Projeto Berá / Divulgação

“O projeto, para além dessa parte de compartilhamento de conhecimento teórico, é também uma forma de tranquilizar o aluno que está nesse período tão nervoso até porque ele vai estar em contato com quem há pouco tempo passava pela mesma situação de se preparar para o vestibular. Nesse sentido, o Berá é como um espaço de escuta também. Então, a gente acaba criando relações muito legais e de aprendizado mútuo”, explica Carol Paraíso, uma das idealizadoras do Projeto Berá.

As aulas têm duração de uma hora por monitoria, são semanais e pela internet. Por ser virtual, a iniciativa conseguiu atender estudantes de diferentes estados. No último ciclo formativo – que iniciou em julho e vai até novembro –, 44 monitores se organizam para atender 53 alunos. Além dos encontros individuais com seu monitor, os pré-vestibulandos têm acesso a um grupo geral do WhatsApp onde podem tirar dúvidas a qualquer momento e um e-mail para enviar redações para correções.

Foto: Ana Luiza recebeu monitorias do Projeto Berá. Hoje ela é estudante de Farmácia / Divulgação

Um dos frutos do projeto, a graduanda em Farmácia Ana Luiza Teixeira credita ao projeto a importância para a sua aprovação com boas notas no Enem. Ela recebeu ajuda nas disciplinas de matemática e física, e ressalta o apoio emocional que recebeu. “Foram muito receptivos com a gente. Faziam reuniões para falar o que a gente deveria fazer no dia do Enem, o que a gente deveria levar para comer. Enfim, essas coisas que a gente acha que não faz diferença, né? Mas, no decorrer da nossa aprovação, percebemos que uma das coisas mais importantes é o controle emocional”, avalia.

 

Fonte:  Agência Educa Mais Brasil