O Índice de Governança Municipal (IGM) consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. O indicador do Ministério da Integração Nacional, deu a Montes Claros o primeiro lugar entre todas as cidades com mais de 100 mil habitantes incluídas na área de atuação da Sudene, no quesito Desempenho.
Segundo a Prefeitura Municipal de Montes Claros, a avaliação do município foi de 7,84, sendo que a média nacional ficou em 5,66. Os dados para avaliação foram extraídos de indicadores oficiais como DATASUS, IBGE, entre outros. Para isso, foram analisados itens relativos à saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos e violência.
Montes Claros ficou na quinta colocação na classificação Geral, do ranking IGM 2020. A cidade ficou à frente de cidades como Caruaru, Campina Grande, Vitória da Conquista e Ilhéus, e no primeiro lugar de Minas, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O município obteve um índice geral de 6,45, sendo que a média nacional foi de 5,42.
A avaliação é desenvolvida pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste e pelo Conselho Federal de Avaliação. O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, recebeu uma placa em reconhecimento aos bons resultados obtidos pelo Município.
APRESENTAÇÃO
Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu Município.
A estrutura do IGM/CFA é baseada na análise de dados brutos chamadas de Variáveis, cuja média serve de base para a criação dos Indicadores. As médias dos indicadores criam as Dimensões e a média das dimensões criam a nota geral do IGM/CFA.