Prefeitura de Montes Claros recebe da FIEMG doação de quatro mil testes de Covid

Os testes deverão ser aplicados gratuitamente na população

A FIEMG, por meio da sua Regional Norte, em uma nova ação humanitária para ajudar o município nas ações de combate à pandemia da Covid-19, doou à Prefeitura de Montes Claros  quatro mil testes rápidos para Covid do SESI e um equipamento para realização dos testes. A entrega simbólica aconteceu na sede da FIEMG Regional Norte, no dia 15 de setembro, para a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta. Estiveram presentes na entrega, o presidente do SINDPAN/Norte, Ricardo Alencar Dias – que representou o vice-presidente da Regional, Adauto Marques Batista, que estava em viagem -, o gerente das unidades SESI/SST e SENAI de Montes Claros, Ézio Darioli, e a Agente de Relações com o Mercado, Irma Ribeiro Santos.

O presidente do SINDPAN/Norte, Ricardo Alencar, destacou o gesto da FIEMG que, com mais essa doação, fortalece a parceria com o poder público municipal que começou no ano passado no início da pandemia do novo coronavírus. “A FIEMG vem atuando fortemente para ajudar no enfrentamento à pandemia, não só pelo setor industrial, mas também para a população em geral”, concluiu Alencar.

Já a secretária de Saúde, Dulce Pires, fez questão de destacar a importância de receber a doação dos testes que, segundo ela, serão fundamentais para melhorar o monitoramento e a gestão das ações de combate ao COVID-19, pois a testagem contribui para uma melhor identificação do cenário da pandemia em Montes Claros. “Vamos fazer uma aplicação dos testes que servirá de amostragem para o mapeamento da situação dos casos de Covid na cidade”, comentou a secretária. As  estratégias para a melhor utilização dos testes, que será feito gratuitamente, ainda serão definidas pela secretaria de Saúde do Município. Uma equipe de cinco pessoas foi treinada pela secretaria de Saúde para atuar na aplicação.

O gerente SESI/SENAI, Ézio Darioli, fez questão de destacar que a doação dos testes para Covid “é mais uma ferramenta de monitoramento e de controle dos casos de Covid para que o poder público possa  realizar ações mais efetivas de enfrentamento e combate”.

O vice-presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques, explica que desde o início da pandemia, a entidade tem atuado fortemente para mobilizar as indústrias e os industriais para desenvolvimento de ações humanitárias que beneficiaram todas as regiões de Minas Gerais, notadamente com doações de milhares de litros de álcool em gel glicerinado, máscaras descartáveis, câmaras frias, leitos e equipamentos de UTI, respiradores mecânicos e agora testes gratuitos de Covid.

Projeto de implantação de uma unidade do Laboratório Cristália em Montes Claros é apresentado ao governador de Minas Gerais

Apresentação foi na sede da FIEMG em Belo Horizonte

O vice-presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques Batista, esteve acompanhando o presidente do Laboratório Farmacêutico Cristália, Ricardo Pacheco, em uma reunião em Belo Horizonte. O objetivo foi apresentar formalmente ao governador Romeu Zema o projeto de implantação de uma unidade do laboratório em Montes Claros.

A reunião, comandada pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, aconteceu na sede da Federação e Pacheco estava acompanhado do diretor de Coligadas, Ivan Alves. Também participaram do encontro o deputado estadual Gil Pereira (PSD), o secretário de Desenvolvimento de Minas, Fernando Passalio, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), João Paulo Braga.

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, apresentou ao dirigente da Cristália as ações da entidade direcionadas ao processo de desenvolvimento industrial em Minas Gerais e a interlocução com os órgãos governamentais visando facilitar os trâmites burocráticos para implantação de indústrias no Estado.

O governador Romeu Zema disse que Minas Gerais é o “estado do desenvolvimento e de investimentos” e hipotecou apoio ao dirigente da Cristália no sentido de agilizar a interlocução com as secretarias estaduais.

CRISTÁLIA

O Laboratório Farmacêutico, Farmoquímico e de Biotecnologia Cristália, que tem sede em Itapira (SP), vai implantar uma unidade em Montes Claros, Norte de Minas. A indústria já possui uma planta no estado de Minas Gerais, na cidade de Pouso Alegre.

A previsão é de que a unidade em Montes Claros produza vários medicamentos, entre eles anestésicos e narcoanalgésicos utilizados no chamado “kit intubação” de pacientes graves de Covid-19. A previsão de investimentos no local é de aproximadamente R$300 milhões e de geração de cerca de 700 empregos diretos nos próximos cinco anos. A nova unidade deve entrar em operação em 2023.

Para implantação da unidade em Montes Claros, a Cristália adquiriu e já está reformando o imóvel onde funcionava a Fábrica de Tecido Santanense, que estava desativada há algum tempo, e pertencia ao Grupo Coteminas, presidido atualmente pelo empresário Josué Alencar, filho do fundador, José Alencar Gomes da Silva.