Unimontes promove Seminário de Prevenção ao Suicídio nesta quinta-feira

No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, quase 6% da população. No mundo, são cerca de 800 mil de suicídios anuais. Com o objetivo de contribuir com a redução destes números, a Residência Médica em Psiquiatria, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) realiza nesta quinta-feira, 23, o Seminário de Prevenção ao Suicídio, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo canal da Unimontes no YouTube.

O psicólogo clínico-analista do comportamento, Leonardo Tadeu Vieira, mestre em Ciências da Saúde e professor titular do Departamento de Educação da Unimontes foi convidado para mediar os debates. O primeiro tema a ser debatido será “Automutilação e suicídio”, que terá como facilitador o psiquiatra, professor titular do curso de Medicina/Unimontes e coordenador da residência em Psiquiatria do HUCF, Pedro Paulo Narciso de Avelar.

Logo após, para compor a mesa dos debates e abordar o tema “Redes sociais e suicídio”, a convidada será a professora e secretária da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP, Gislene Alves da Rocha, também preceptora da Residência de Psiquiatria e Psiquiatra do HUCF, diretora clínica e psiquiatra dos Serviços Especializados de Reabilitação em Deficiência Intelectual (SERDI), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Montes Claros).

A abordagem do tema “Posvenção: Como lidar com a dor dos que ficaram?” ficará por conta da psiquiatra, mestre do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica pela UFRJ e professora-assistente da Unimontes, a médica Ana Carolina Ribeiro Lopes e Ruas.

Concluindo o debate, o reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza, mestre em Filosofia pela UERJ e doutor em Ciências Humanas e História Social pela USP, discutirá sobre os “Aspectos bioéticos no cuidado com a vida”.

 

DADOS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE- OMS

O suicídio é a 3ª causa de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos, esses números têm impactado tão fortemente os órgãos internacionais de saúde que não há dúvidas: estamos diante de um grave problema de saúde pública. Não por acaso, desde 2003, o dia 10 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. No Brasil, a campanha Setembro Amarelo foi iniciada há cinco anos.

Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre jovens. São 96,8% dos casos de suicídio relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

“Todos os anos tratamos sobre um tema na campanha e, em 2021 estamos abordando o tema “Agir salva vidas”. Apenas falar sobre o suicídio não é mais suficiente. Este seminário traz temas importantes e essenciais, especialmente para profissionais e estudantes da área da saúde. Esperamos que todos participem da live, pois trará conhecimentos essenciais, específicos para os participantes”, destaca Gislene Alves da Rocha.

 

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.