Bombeiros de Salinas combateram um Incêndio em unidade de conservação no povoado de “Alto Bravo” Distrito de Berilo, juntamente com a Defesa Civi, brigadistas e funcionários da prefeitura, além de uma pá carregadeira, um caminhão pipa e um drone.
Ao final do dia o incêndio foi controlado e a população orientada a monitorar uma possível reignição.
Em Janaúba, os bombeiros realizaram o monitoramento e combate a pequenos focos em um incêndio na serra do Taquaril que já dura 10 dias. A situação já se encontra sob controle e está sendo realizado o rescaldo a fim de evitar reignição.
A área queimada é de aproximadamente 1100 hectares.
Já na cidade de Gameleira, bombeiros de Janaúba, com apoio dos militares de Montes Claros, combatem os Incêndios nas localidades de curral Velho e Veredas do Jacu. Atuam ainda Brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) , funcionários da prefeitura de Gameleira e prefeitura de Mamonas, além de máquinas e caminhões Pipa. Os trabalhos se concentram em dois focos distintos e serão retomados hoje pela manhã.
Em Botumirim, bombeiros de Francisco Sá, juntamente com brigadistas do IEF, também combateram um incêndio florestal próximo a reserva da Serra da Cachoeira, local de difícil acesso, impedindo que o fogo atingisse o Parque Estadual de Botumirim.
Estima-se que 100 hectares foram queimados.
Para combater os Incêndios da APA Cochá e Gibão( zona rural de Bonito de Minas) e APA Pandeiros (Zona rural de Januária), foi montada uma uma Força tarefa do Corpo de Bombeiros, IEF,PMMG, Previncêndio do IBAMA, Exército Brasileiro, além de brigadista e voluntários que trabalham no combate a um grande Incêndio Florestal que atinge a vegetação nativa e Veredas .
Segundo os Bombeiros foi necessário a instalação de um Posto de Comando na localidade de Barra da Ema para coordenação dos trabalhos, através do Sistema de Comando em Operações (SCO), instalado por bombeiros do 4 º COB e 7 º BBM.
Os trabalhos tiveram o apoio de aeronaves da PM e do IEF que muito contribuem para otimizar o serviço dos bombeiros e Brigadistas.