Byte Bapo: 8 canais montes-clarenses no Youtube que você precisa conhecer agora!

Quase não dá para lembrar do tempo em que não tínhamos o Youtube em nossas vidas. Com o slogan “Broadcast Yourself” (“Transmita Você Mesmo”), o site agregador de vídeos surgiu em 2005, criado por Chad Hurley, Jawed Karim e Steve Chen – três ex-funcionários do PayPal que, à época, talvez não tivessem a dimensão do império que estavam iniciando – e que começou sua gigantesca expansão um ano depois, com a compra do site por US$ 1,6 bilhão pelo Google.

16 anos depois, muita coisa mudou. A plataforma, que teve como primeiro vídeo um passeio do Jawed no Zoológico com apenas 18 segundos (e que agora conta com mais de 185 milhões de visualizações), foi responsável pela ascensão de pessoas que, antes desconhecidas, hoje aglutinam sucesso… E muito dinheiro. Videomakers como Felipe Neto (e seu irmão Luccas Neto) ou o comediante Whindersson Nunes – que, um dia, ligaram uma câmera apontada para si e resolveram apresentar suas ideias – são expoentes comumente seguidos por pretensos “Youtubers” que, também, estão em busca de seu lugar ao sol. E, ao que tudo indica, o sol sertanejo, com o típico calor montes-clarense, também está apto a iluminar novos talentos.

Um grande exemplo é o de Júlio César Guedes Antunes, Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Instituto Federal do Norte de Minas – IFNMG em Montes Claros – MG. Apaixonado desde pequeno por história militar, Júlio é criador do canal Sala de Guerra – um gigante sobre o assunto, com quase 400 mil inscritos. “Cresci vendo filmes e documentários, e quando tive acesso à internet vi o mundo infinito de informação que havia sobre o tema. Após frequentar vários fóruns e ter criado meu primeiro site sobre aeronaves da Segunda Guerra Mundial, expandi em 2018 o Sala de Guerra para o Youtube”, conta.

Para Júlio César, sempre existe espaço para talento e trabalho bem feito no Youtube. “Nunca é tarde para começar”, diz (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao Byte Papo, Júlio César informou que acredita que a cidade norte-mineira tem um ambiente estratégico para o criador de conteúdo. “Montes Claros é um hub logístico que facilitou muito a abertura da nossa loja virtual. Consegui me mudar para um apartamento amplo, onde montei meu estúdio na área central da cidade. O importante é criar conteúdo de relevância: cada documentário da Sala de Guerra leva 6 a 8 horas de pesquisa e redação, além de 12 a 14 horas de edição. É um trabalho duro, mas compensador”, completa.

Quem também acreditou na plataforma logo em sua criação foi a Many, do canal Café Maníaco. No ar desde 2015, já são quase 200 vídeos voltados a uma paixão da criadora: Games e Tecnologia. “O primeiro review que eu fiz foi sobre um game que eu tinha, o Little Nemo do NES. Comecei a falar sobre esse assunto porque, na época, não haviam muitos vídeos sobre esse console”, relata. Além da possibilidade do crescimento na plataforma, Many informou outra vantagem de se criar um canal no Youtube: “Desta forma, posso conhecer pessoas com gostos similares e criar amizades com elas”, diz.

Laisa Bastos comanda o “Ô Lalaaa” com muita descontração e informação do mundo fitness (Foto: Divulgação)

A pandemia do Covid-19 também ajudou na motivação, mesmo tantos anos depois, no surgimento de novos canais na cidade. Com oportunidades escassas e tempo livre, muitos Youtubers tiveram que se reinventar. Foi o caso da criadora Laisa Bastos, do canal Ô LaLáaa, voltado ao mundo Fitness e à vida pessoal da influenciadora. O canal, criado em maio deste ano, já tem vídeo com quase 10 mil visualizações. “Tenho uma empresa de produções artísticas e culturais, o Formigueiro Cultural que, com a pandemia, ficou parado. Com isso, tive que me adaptar e migrar para as mídias digitais, suprindo minha necessidade de produzir algo que levasse entretenimento e um conteúdo informativo às pessoas, de forma divertida e informal. Tudo isso tem me agregado bastante, no pessoal ou profissional: as pessoas nas ruas me gritam ‘Ô Laláá!’. Isso tudo é muito gratificante”, diz a criadora.

O Byte Papo reuniu nesta semana uma lista com 8 canais de Montes-Clarenses no Youtube que você precisa conhecer. Vamos lá?

SALA DE GUERRA

Você é apaixonado por história militar? Então o Sala de Guerra é o seu lugar! Criado em 2018, o canal já conta com quase 32 milhões de visualizações. Assista aqui!

LULLY MEL

Focado em DIY (“Do It Yourself”, com sugestões de criações estilo “Faça Você Mesmo”), viagens e LifeStyle, a jornalista Lully Mel mantém um canal com mais de 300 mil inscritos. Mesmo em hiato, o canal possui diversos conteúdos com looks, dicas para presente, ideias para o carnaval, pulseiras e muito mais. Assista aqui!  

RODRIGO MOTA TV

Com quase 6 milhões de inscritos, Rodrigo Mota é especialista em paródias super engraçadas. Seus vídeos têm, em média, mais de 15 milhões de visualizações cada! Assista aqui e divirta-se com esse fenômeno do Youtube!

ANDY MAIA

A Publicitária Andy Maia traz em seu canal, para quase 70 mil inscritos, conteúdo voltado para micro influenciadores, além de falar sobre sua rotina, trabalho home-office e compras que valem à pena. Aprenda a viralizar no Instagram e muito mais! Assista aqui.

CAFÉ MANÍACO

Focado em games e tecnologia, o canal Café Maníaco tem vídeos lançados semanalmente e traz curiosidades sobre Nintendo, Playstation 2, Mega Drive, Super Nintendo e até séries como desenhos esquecidos e filmes que envelheceram bem. Vale à pena conferir! Assista aqui.

NERD SEM FILTRO

Felipe Kal-el traz, semanalmente, um extenso conteúdo nerd voltado a quadrinhos, filmes, séries e tudo relacionado a super-heróis. Ainda, mantém com Nathy Bessimo um podcast sobre o assunto. Assista aqui

Ô LALAAA

Conduzido por Laisa Bastos, o canal Ô Lalaaa tem conteúdo voltado ao mundo Fitness e vlogs sobre rotinas diárias da blogueira, além de cuidados com a saúde. Mesmo criado recentemente, uma recente colaboração com o conhecido influencer fitness Leandro Twin rendeu quase 10 mil visualizações em um único vídeo. Muita alegria e espontaneidade! Vale conferir. Assista aqui!

VAI DE RETRO!

E, como não poderia deixar de aproveitar, indico humildemente nesta coluna o canal do meu podcast: o Vai de Retro!, voltado à nostalgia, humor e jogos antigos. Aqui você vai encontrar tudo sobre os games do passado, de uma maneira muito bem-humorada. O conteúdo lançado aqui é adicional ao podcast, que é lançado semanalmente em www.vaideretro.com.br. Assista aqui o canal e divirta-se!