O 7 º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM) atendeu 11 ocorrências de Incêndios em Vegetação nessa terça-feira,14, abaixo um balanço dos locais de atendimentos:
Montes Claros teve ao todo 5 ocorrências de incêndio florestal
BR-251, incêndio em pasto em uma fazenda.
BR-365, próximo à lagoa da Copasa, foi feito monitoramento de um incêndio através de Drone com câmera térmica o que facilita o planejamento das ações;
-Incêndio próximo ao Parque Guimarães Rosa;
– Incêndio nas tabuas da lagoa do Interlagos;
– Comunidade Brejo Novo, Estrada da Produção, zona rural de Montes Claros, Incêndio em fazenda;
-Monitoramento em vegetação próximo à Lafarge.
Já em Janaúba foram 02 ocorrências de incêndio florestal.
Além dos Incêndios em lote vago na Avenida Gentil Dias, os bombeiros se concentram no atendimento de um incêndio nas proximidades de Janaúba, na serra do Taquaril, local com vegetação densa, de transição de cerrado para caatinga e de difícil acesso. De acordo com o corpo de Bombeiros é importante salientar que os militares de Montes Claros foram enviados para reforçar o efetivo do 6 Pel BM.
Sobre os números de Salinas, cidade também da região norte mineira, o número chegou em 2 em ocorrências de incêndio florestal.
Incêndio Florestal atinge área de reflorestamento em Curral de Dentro
Em um incêndio em área de reflorestamento ( Cultura de Eucalipto) no município de Curral de Dentro, a guarnição de bombeiros estava acompanhada de 18 brigadistas da empresa, contou com três caminhões pipas, soprador, mochilas costais, abafadores e equipamentos de proteção individual.
No final da tarde, o incêndio foi controlado e a área continuou sendo monitorada pelos brigadistas. Segundo informações representantes dos Bombeiros a área queimada foi estimada em 100 hectares.
Em Januária 2 ocorrências de incêndio florestal, além dos Incêndios em lote vago.
Incêndio na zona rural de Brasília de Minas, em uma plantação de eucalipto e vegetação de cerrado. Devido à intensidade das chamas e grande quantidade de fumaça a rodoviária MG 202 teve que ser interditada por aproximadamente 20 minutos e logo após o trânsito foi liberado em meia pista e ficou sob os cuidados da Polícia Militar.
Ao entardecer foi detectado outro foco de Incêndio na região, os trabalhos foram encerrados ao anoitecer e serão iniciados no dia seguinte com reforço de mais bombeiros militares.
Um Incêndio também atingiu a comunidade de Tejuco, zona rural de Januária, mas foi controlado
Os Bombeiros militares de Januária e Montes Claros, mais brigadistas do Instituto Estadual de florestas (IEF), combatem Incêndios na APA Pandeiros e Cocha Gibão. Hoje está previsto o lançamento de água sobre alguns focos do incêndio para auxiliar nas ações de combate.
Os Bombeiros de Montes Claros informam que , devido a falhas no sistema, não foi possível obter o quantitativo de chamadas atendidas durante o respectivo plantão do dia 14 de setembro.