Na madrugada do dia, 11, uma equipe de bombeiros militares do 7º Pelotão de Januária, deslocou até a comunidade do agreste, município de são João da ponte, para atender ocorrência de incêndio florestal.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros o incêndio iniciou em uma mata no município de Capitão Enéas, e um dia antes, um dos focos atingiu a margem do rio Verde em seguida atingiu a região da comunidade do Agreste no município de São João da Ponte, e colocou em risco várias residências no povoado, os militares disseram ainda que o fogo teria queimado animais silvestres, um curral, cercas, pastos, madeiras, etc.
A equipe de bombeiros com uso de equipamentos de combate a incêndios florestais iniciou os trabalhos de combate ao incêndio, na manhã de sábado com apoio de 06 moradores locais e um caminhão pipa. Os trabalhos se estenderam pelo período noturno e foram encerrados no inicio da noite desse domingo, 12, após controle do incêndio na comunidade e nas margens do rio.
No combate ao incêndio foram utilizado fogo contra fogo, linha negra (fogo de eliminação), escavações, ataques diretos as chamas com bombas costais, abafadores, sopradores, caminhão pipa. Foi protegido varias residências, pastagens, currais, cercas e mata ciliar.
De acordo com os Bombeiros na região do Município de São João da ponte o incêndio consumiu aproximadamente 36 hectares, já na região de Capitão Enéas e adjacências a estimativa e que foram queimados 300.
Embora o incêndio tenha sido controlado na região do Agreste, os Bombeiros estão monitorando com auxílio dos moradores da região, para evitar que volte a acontecer devido ao grande acumulo de matéria orgânica na superfície e no solo, as altas temperaturas e a baixa umidade do ar.