Prazo de declaração do ITR termina no dia 30 de setembro

O prazo para os proprietários, titulares do domínio útil ou possuidores de qualquer tipo de imóvel rural declarar o Imposto Territorial Rural (ITR) vai até o dia 30 de setembro. Segundo o Sindicato Rural de Montes Claros, a expectativa é que, neste ano, 5,9 milhões de documentos sejam recebidos pela Receita Federal.

Pessoa física ou jurídica que perderem o prazo para declaração, estará sujeita à multa de 1% ao mês ou fração de atraso. O valor é calculado sobre o total de imposto devido. A comprovação deve ser feita de forma on-line, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR 2021, e o serviço é oferecido pelo Sindicato Rural.

José Avelino Pereira Neto, presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, relata que todo proprietário de imóvel rural, pulseiro ou arrendatário está obrigado a fazer a declaração do ITR.

” A declaração deve ser feita por pessoas físicas ou jurídicas que, entre 1º de janeiro e a data da declaração, perderam a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante”, diz o presidente.

Ele ressalta também a oportunidade para que todos os proprietários de imóveis rurais que já tiverem o CAR – Cadastro Ambiental Rural, incluam o número do recibo no formulário de declaração do ITR.

“Os documentos que comprovem as informações prestadas na declaração devem ser guardados até a prescrição dos créditos tributários relativos às situações e aos fatos que se refiram”, explica José Avelino.

Valor do tributo

A Receita Federal permite o pagamento do ITR em até quatro parcelas, desde que o valor mínimo de cada uma delas seja de R$50,00. Caso o imposto seja menor do que R$100,00, deve ser pago em cota única.

“Os produtores rurais que tiverem dúvidas ou dificuldades na hora de declarar o imposto podem procurar o nosso Sindicato para receber assistência. É importante levar o documento pessoal, da propriedade, o CAR e a última declaração do ITR”, explica o presidente da entidade.

Informações

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 38 3215-1058 e 9 9907-9520, ou pessoalmente, na sede da entidade: Praça Lindolfo Laughton, 1373 – São João.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.