Bombeiros participam de Curso de Perícia em Incêndios em Vegetações

Bombeiros de Montes Claros participaram da abertura do Curso de Perícia em Incêndios em Vegetação na tarde desta segunda-feira, 30, no auditório da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), no bairro Ibituruna. As atividades foram promovidas pelo 7º Batalhão de Bombeiros, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, com participação de integrantes da […]

Bombeiros de Montes Claros participaram da abertura do Curso de Perícia em Incêndios em Vegetação na tarde desta segunda-feira, 30, no auditório da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), no bairro Ibituruna. As atividades foram promovidas pelo 7º Batalhão de Bombeiros, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, com participação de integrantes da corporação de todo o Estado.

Durante a programação, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Montes Claros, Soter Magno acompanhou as atividades e ressaltou a importância da capacitação, uma vez que dará condições de responsabilizar os autores de incêndios criminosos, “que muitas vezes prejudicam o meio ambiente aleatoriamente e ficam impunes, por causa da deficiência em mecanismos, provas e pessoas especializadas em perícias e investigações”.

Ainda segundo o secretário, a Prefeitura é parceira em todas as ações de preservação da Natureza e que realiza ações, projetos e programas que previnem e combatem queimadas e incêndios, a exemplo da Blitz Educativa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que já teve uma edição no dia 21 de agosto e será realizada novamente no sábado, dia 11 de setembro, na saída da Fábrica de Cimento, com distribuição de folders, sementes e mudas.


O curso de Perícia em Incêndios será realizado até sexta-feira próxima, dia 3 de setembro, pela manhã e à tarde. O coronel Fernando Augusto Alves destacou a importância de capacitar ainda mais os integrantes da corporação.

Para Ricardo Cardoso de Moura, chefe do setor regional de perícia técnica de criminalística, o trabalho em conjunto deve ser priorizado, em benefício da comunidades, para a preservação do Meio Ambiente. Concluiu dizendo que esforços não serão medidos para punir, com o rigor da lei, os autores de incêndios criminosos.

Participaram da mesa de honra também,  o promotor de justiça Daniel Piovanelli, coordenador das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias do Rio Verde Grande e Pardo da Comarca de Montes Claros, e o major Darlan Moreira.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de passagens por Tv assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.