A região ampliada de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, recebeu nesta terça-feira, 24, a 41ª remessa de vacinas contra a Covid-19. Ao todo serão 61.380 doses de imunizantes, distribuídos da seguinte forma: 31.020 doses de vacinas CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo; 26.660 doses da Pfizer e 3.700 da AstraZeneca.
A nova remessa chegou em Montes Claros em aeronave do Governo do Estado. A entrega para os municípios começou quarta-feira, 25. Os imunizantes da Pfizer deverão ser utilizados na continuidade da vacinação de mais 34,2% das pessoas na faixa etária de 40 a 44 anos com aplicação da primeira dose. Já as vacinas CoronaVac, além de aplicação da primeira dose, também são destinadas à conclusão do esquema vacinal em grupos prioritários anteriormente atendidos pela campanha nacional de imunização.
MONTES CLAROS
Para 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) a SES-MG entregou 42.420 doses de vacinas, sendo: 21.420 da CoronaVac; 17.300 da Pfizer e 3.700 doses da AstraZeneca.
VACINA INTERROMPIDA
Excepcionalmente, nesta nova remessa a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros receberá as 3.700 doses da AstraZeneca, pois o município paralisou a conclusão do esquema vacinal de pessoas anteriormente contempladas com o recebimento da primeira dose desse imunizante. Nas últimas semanas a SES-MG já havia repassado ao município 2.600 doses extras de vacinas da AstraZeneca. O último repasse de 900 doses aconteceu sexta-feira, dia 20, atendendo solicitação do município.
Além disso, foram distribuídas um total de 52.010 doses de imunizantes recebidos pela SRS, para Montes Claros foram entregues 15.650 doses de vacinas, entre elas 4.290 da AstraZeneca.
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes reforça que os municípios precisam seguir as notas técnicas do Ministério da Saúde e da SES-MG quanto à utilização das remessas de vacinas nos grupos prioritários, a fim de que não ocorram problemas com a falta de imunizantes.
“O avanço da vacinação por faixas etárias e de grupos prioritários deve seguir critérios técnicos e só pode acontecer quando os municípios concluem a imunização dos grupos que são previamente definidos pelo Programa Nacional de Imunizações”, pontua Agna.
DEMAIS LOCALIDADES
A 41ª remessa de vacinas contra a covid contempla o repasse de 13.420 doses de imunizantes para 25 municípios da Gerência Regional de Saúde de Januária (GRS). Serão 6.820 doses da CoronaVac e 6.600 da Pfizer.
Já a GRS de Pirapora, que tem sob jurisdição sete municípios, receberá 5.540 doses de vacinas, sendo 2.780 doses da CoronaVac e 2.760 da Pfizer.
Nesta segunda-feira, 23, o painel vacinômetro mantido pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais contabilizou que nos 86 municípios da macrorregião de saúde do Norte de Minas 356 mil 102 pessoas já foram imunizadas contra a covid-19. Esse público já recebeu a dose única da vacina da Janssen ou as duas doses da CoronaVac, da AstraZeneca ou da Pfizer.
Por outro lado, dados inseridos no vacinômetro pelas secretarias municipais de saúde apontam que 873 mil 237 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid e aguardam o término do prazo para aplicação da segunda dose. Covid: Norte de Minas recebe mais 61,3 mil doses de vacinas